Agentes de Combate às Endemias de Petrolina participam de palestra sobre Chikungunya

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemNesta quinta-feira (18) os 125 Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Petrolina participaram de palestra sobre Chikungunya com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Silvana Mudo. O objetivo do encontro é levar mais conhecimento acerca da doença para os profissionais que trabalham diariamente com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e chikungunya.

“No mês passado realizamos capacitações para enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos das nossas Unidades de Saúde. E, agora, trouxemos os agentes de combate às endemias, que lidam no dia a dia com atividades para prevenir e controlar a proliferação do mosquito”, esclareceu a diretora de Vigilância em Saúde, Catarina Sulpino.

Silvana explanou sobre todos os estágios da doença – sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção – detalhando as fases aguda, subaguda e crônica e a importância da notificação. “A notificação da doença é de extrema importância para atuação da Vigilância Epidemiológica. Após o registro de um caso suspeito de imediato as ações se iniciam, não deixamos para agir só depois do resultado do exame laboratorial”, esclareceu.

Para Manoel Batista, ACE há 15 anos, o momento foi para reforçar o conhecimento. “Algumas informações eu já sabia, mas a explicação foi bem mais detalhada o que proporcionou maior conhecimento da doença e do mosquito”, afirmou.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário