Agentes de Saúde negociam reajuste salarial em Sobradinho

A reunião entre a Secretária de Saúde – Nadja Maria, a Presidente da Associação – Luciana da Paixão, o – Vice-Presidente – João Alves Junior e a Associação de Agentes Comunitários de Endemias – ACE para a negociação do reajuste salarial do ano de 2012 resultou em um considerável avanço para a categoria, foi a avaliação unanime dos participantes do encontro. A Secretária de Saúde, Nadja Santos, diz que “ao fortalecer a integração entre os Serviços de Saúde da Atenção Primária e a comunidade, os ACS se transformam no personagem mais importante do sistema de saúde pública do Brasil. Reconhecer a relevância de seus serviços é uma obrigação do gestor e nosso prefeito entendeu isso desde o primeiro momento”.

O prazo para reajuste do Piso Salarial dos ACS e ACE tem a data limite em agosto de 2012, mas a negociação entre a Secretaria de Saúde de Sobradinho e a Associação resultou na antecipação do reajuste para o mês de março, incorporando além do reajuste; a insalubridade, quinquênio e abono protetor solar. Para a direção da Associação dos ACS e ACE o resultado é “melhor que o esperado. Só podemos agradecer ao prefeito Genilson por ter a sensibilidade de ouvir, concordar e atender nossas reivindicações.”.

Nadja relembrou que nos últimos três anos os índices de endemias em Sobradinho caíram acima da média regional, evidenciando “o bom trabalho realizado por nossos agentes”: “Nosso esforço preventivo tem reduzido os índices de infestação das endemias. É a primeira vez que isso ocorre historicamente”. Para a secretaria a maior prova deste avanço é a divulgação de índices referentes aos anos de 2008 que colocam Sobradinho em um patamar inferior a de diversas outras cidades do mesmo porte: “Nós acompanhamos os índices praticamente em tempo real e sabemos as vitórias que conseguimos ao longo destes três anos. No próximo IDSUS divulgado iremos superar todas as cidades da região em qualidade de saúde”.

 

Ascom Sobradinho

Blog do Banana

Deixe seu comentário