Agricultores acampam na Sudene por políticas de combate à seca

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Agricultores familiares oriundos de várias regiões de Pernambuco estão acampando na sede da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no Recife, na manhã desta quarta-feira (23). De acordo com a organização do movimento, a expectativa é de que cerca de 4 mil agricultores participem do ato. O objetivo é pressionar o novo superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim, empossado no último dia 16 de maio, a adotar medidas emergenciais e estruturadoras por conta dos problemas da seca.

A pauta dos manifestantes contém 25 itens, que englobam reivindicações em áreas como infraestrutura hídrica, crédito emergencial, segurança alimentar, crédito fundiário, habitação rural, acesso à terra e regularização fundiária. “A pauta aborda a questão da seca e sua problemática, com a tomada de medidas emergenciais, mas tem aquele outro lado permanente, que são as políticas de médio e longo prazo”, contou João Santos, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco (Fetraf/PE).

Dentre as medidas sugeridas pelos manifestantes, está o abastecimento de todas as cisternas de imediato, a distribuição de cestas básicas de 50 kg para as famílias mais necessitadas e a perfuração de poços artesianos. “Temos que pensar em políticas mais permanentes para resolver o problema do povo do semiárido. Vamos propor a criação de uma secretaria executiva de agricultura dentro da Sudene, para cuidar do Nordeste. Antes, a Sudene nunca olhou para agricultura familiar, só olha para a indústria, comércio”, falou João Santos.

De acordo com a assessoria da Sudene, o superintendente Paes Landim participou do início de uma reunião com os agricultores no fim da manhã desta quarta. Ele combinou com os manifestantes que ia levar as reivindicaçãoes ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, ainda nesta quarta, em um encontro que terá com ele em Petrolina, no Sertão do estado.

Fonte: G1 PE

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário