Agricultores debatem na câmara de Petrolina a revogação da unidade de conservação Tatu Bola

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Uma representação de agricultores da área em que está localizada a Unidade de Conservação Refúgio de vida Silvestre do Tatu Bola, estiveram toda a manhã debatendo com os vereadores de Petrolina a revogação do decreto estadual n 41.546/2015 que criou a unidade.
Eram mais de uma centena de pequenos agricultores rurais de várias comunidades como Baixa Alegre, Caititu, Aranzel, Carretão etc.
Os agricultores representados por uma comissão formada por Isalia Damasceno, (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais de Petrolina – SINTRAF), Titico Ribeiro ( Associação dos Agricultores de Baixa Alegre), Nilberto Ribeiro (Associação dos Agricultores de Aranzel), Rui Holanda (vice-presidente da Agência Líder Sertão do São Francisco – AD/LIDER/SSF), representantes de cada comunidade atingida e o apoio técnico da bióloga Denise Lima e do assessor jurídico Samuel Horácio. A pauta da audiência pública foi necessidade de revogação do decreto que criou a unidade de conservação, ainda em 2015, e que tem trazido problemas para os agricultores desenvolverem suas atividades econômicas.
Durante a fala de Isalia Damasceno, na tribuna da Casa Plínio Amorim, ela falou “que o que traz a paz e tranquilidade para os agricultores é a revogação do decreto e para isso é preciso tomar medidas urgentes”.
Na fala de Nilberto Ribeiro “ele falou da necessidade do poder público ter uma maior atenção para o homem do campo e dar apoio aos agricultores num momento difícil como esse agora e lutar com eles pela revogação”.
Na fala de Denise Lima ela deu um panorama para os vereadores e expôs que “existiu uma decisão de 2015 do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco – CONSEMA, que reviu a forma da unidade e que hoje a vontade do conjunto dos agricultores é pela revogação do Tatu Bola”.
Durante a audiência pública o Secretário de Agricultura de Petrolina, Gilberto Melo, representou o Prefeito Simão Durando e disse que está ao lado da posição dos agricultores. “O prefeito Simão disse que não conta com esse dinheiro”, afirmou o secretário Gilberto Melo.
Durante a sessão também vários vereadores usaram a palavra todos em apoio ao pleito dos agricultores.

Related Posts