Ajuda brasileira estimula imigração ilegal de haitianos, diz secretário do Acre

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A facilidade com que imigrantes haitianos entram ilegalmente no país pela cidade acriana de Brasileia e a ajuda humanitária que recebem do governo estadual têm estimulado a ação dos coiotes, que traficam essas pessoas. Quem reconhece é o secretário de Justiça e Direitos Humanos do governo do Acre, Nilson Mourão.

Cabe a ele, desde 2010, quando chegaram ao estado os primeiros imigrantes ilegais, definir as políticas públicas de ajuda humanitária. Praticamente todos os dias, imigrantes chegam a Brasileia por Cobija, na Bolívia.

“Se, por um lado, prestamos ajuda humanitária a essas pessoas, não sou inocente a ponto de não reconhecer que estamos estimulando a atuação desses coiotes, que ganham muito dinheiro trazendo os haitianos para o Brasil”, disse Mourão à Agência Brasil.

O secretário acrescentou que o problema permanecerá enquanto não houver um trabalho “casado” de políticas públicas entre os governos federal e do Acre. Com hospedagem, comida, água e legalização dos vistos providenciadas pelo governo estadual na Polícia Federal, os próprios imigrantes estimulam os compatriotas a virem para o Brasil.

Nilson Mourão disse, ainda, que o governo do Acre tem estabelecido contatos com empresários de diferentes estados. Assim, depois de terem os vistos legalizados, os haitianos já saem de Brasileia empregados, outro importante fator, segundo ele, que pesa no aumento da imigração ilegal.

Fonte: Agência Brasil

 

Blog do Banana

Related Posts

4 comentários

wp 13 de novembro de 2012 - 12:18

O Brasil e muito grande,cabe dois paises igual ao haiti e aida sobra espaço.e só todos trabalharem, e tem para todos,misquinhos seus bosta.

Responder
edson cordeiro 13 de novembro de 2012 - 9:24

sou contra,nao devemos dar apoio,pos nao temos comida nen para nos brasileiros,se der apoio a un pos o problema cresce,tem que mandar de volta,e vigiar a fronteira,o brasil ja tem problemas internos,como a seca no nordeste por exemplo,eu tenho coraçao,mas temos que nos organizar primeiro,depos os outros.

Responder
Guilherme Novaes 12 de novembro de 2012 - 15:41

Enquanto isso o povo brasileiro que realmente deveria estar sendo empregado, vai perdendo vaga, nada contra nosso irmão Haitianos, mas deveríamos dar prioridade á nossa gente.
>>>>>>>>>> Brasil, um país de TODOS <<<<<<<<<< (menos os daqui).

Responder
edson cordeiro 13 de novembro de 2012 - 9:28

parabéns a vc,pos e un brasileiro,acho que todos sao contra a permanencia deles aqui no brasil,tem que mandar de volta,tem que vigiar a fronteira,olha se deixa eles con fome pelomenos un dia,eles vao procurar abrigo en oustro local,o brasil ja tem problemas demais,eles chega acha abrigo comida agua,ai nao quer mais voltar.tudo facil.

Responder

Deixe um comentário