Além de muitas ações sociais, alunos do 1º período de Medicina da UPE- Serra Talhada tem resumo aprovado para ser apresentado no CONGREFOR

imagemA primeira turma de Medicina da Universidade de Pernambuco – Campus Serra Talhada começa a fazer história. Com iniciativas simples, mas de alta relevância social e científica, os discentes pioneiros realizaram inúmeras atividades no semestre passado (2013), dentre as quais, merecem destaque:

– Campanha de Incentivo à doação de medula óssea;

– Visitas ao Hospital Regional Agamenon Magalhães (HOSPAM);

– Realização de palestras de conscientização sobre as dificuldades em saúde mais freqüentes nas comunidades Alto do Bom Jesus I e II, Malhada Cortada, Borborema e Cohab,todos no mesmo município. Nesses mesmos eventos, que envolveram todas as equipes das unidades de saúde da família (USF) dos bairros citados, demonstrou-se uma forma inovadora de tratar assuntos como: Hipertensão e Diabetes, Saúde do Homem, Reeducação e bons hábitos alimentares, além do Uso Adequado da Água. Com tais medidas, os alunos conseguiram a prática do modelo de assistência integral à Saúde, promovendo igualdade social.

-Os discentes Maria Luíza Ferreira e Ailton José de Souza conseguiram, ainda no I período da graduação, aprovar o resumo científico sobre estas atividades realizadas em comunidade, no I CONGRESSO NORTE-NORDESTE/ II DO VALE DO SÃO FRANCISCO PARA FORMAÇÃO DO SUS – CONGREFOR, realizado pela UNIVASF em parceria com outras universidades. Os alunos apresentarão o trabalho neste mês de fevereiro.

Tais atitudes comprovam que os sertanejos, com jeito particular e responsável de se fazer Medicina, podem transformar a realidade do interior.

Blog do Banana

Deixe seu comentário