Alepe celebra 136 anos do Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Com uma sessão solene realizada nesta última quarta-feira (6), no auditório Sérgio Guerra, a Alepe comemorou os 136 anos do Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco (CBMPE). Proposição do deputado Joel da Harpa (PL), a cerimônia celebrou a trajetória da instituição pernambucana que “tem uma longa história de serviços relevantes e louváveis prestados ao povo de Pernambuco, seja na defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no Estado”, como ressaltou o autor da homenagem.

Com apresentação da Banda de Música do CBMPE, a cerimônia foi presidida pelo parlamentar Henrique Queiroz Filho (PP). “É com muita honra que presido essa solenidade aqui na Alepe. Toda a população do Estado sabe e reconhece a importância vital da corporação que, ao longo de 136 anos, tem se destacado na proteção e assistência ao povo pernambucano”, destacou o deputado.

O CBMPE é um órgão operativo da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS-PE). Desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988, os integrantes da corporação são denominados militares dos estados. Atualmente, a instituição é comandada pelo coronel BM Luciano Alves Bezerra da Fonseca. O quadro de oficiais e praças é composto de pessoas treinadas e especializadas para atuar nas mais diversas situações.

“Agradeço o reconhecimento da Alepe ao trabalho desses homens e dessas mulheres que estão aqui representando todo nosso efetivo. São pessoas que trabalham diuturnamente nas ruas para proteger, salvar e resgatar a população com dedicação ímpar. E é isso que faz a diferença: sabemos que o nosso trabalho é acionado para situações muitas vezes difíceis, mas estamos preparados para atender da melhor forma possível”, disse o coronel BM Luciano Alves Bezerra.

Entre os presentes, estavam o deputado João de Nadegi (PV), o coronel André Pessoa Cavalcanti (assessor Ministerial de Segurança Institucional do Ministério Público de Pernambuco) e o tenente-coronel George Vitoriano (diretor de Gestão de Riscos de Desastres da Codecipe).

Trajetória

Consta no histórico da Corporação que o primeiro serviço de combate a incêndios da cidade do Recife foi instituído em 28 de agosto de 1636, pelo governador Maurício de Nassau, sob a denominação de Companhia dos Brantmeesters, quando a região estava sob domínio holandês.

O atual Corpo de Bombeiros foi instituído em 23 de setembro de 1887, pelo então governador da Província, Pedro Vicente de Azevedo. O aniversário do CBMPE é comemorado em 20 de outubro, dia em que o Capitão Joaquim José de Aguiar efetivamente tomou posse do comando

Até o ano de 1922, o serviço era subsidiado por empresas seguradoras. Pelo Ato n° 485, de 5 de julho de 1922, o convênio foi dissolvido e a Corporação anexada à Força Pública do Estado. Através  da Emenda n° 04, de 22 de junho de 1994, da Constituição Estadual de 1989, o Corpo de Bombeiros foi emancipado, passando a constituir-se numa Corporação independente da Polícia Militar.

Com informações da Ascom Alepe

 

Related Posts