Alunos da Facape apresentam trabalho com propostas para a produção sustentável na fruticultura

Por Ricardo Banana
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Alunos do 4º período do curso de Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) representam a instituição no III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (COBEAI), que acontece de 21 a 24 de novembro, na Univasf, em Juazeiro-BA. Os autores apresentam pesquisa com o tema “Desenvolvimento sustentável e a produção em fazendas de fruticultura”, que traz propostas para o processo de produção sustentável na região.

Ricardo Rodrigues, Thaynara Souza, Wanny Rodrigues e Lucas Matheus Cruz são alunos da disciplina de Desenvolvimento Sustentável e produziram o trabalho durante o semestre, sob orientação da professora Cláudia Lourenço. De acordo com Ricardo, essa é a primeira participação da equipe em um evento de nível nacional. “Este trabalho é muito representativo para o nome da faculdade e uma experiência ímpar para nós alunos”, comenta.

A pesquisa, que tem foco no desenvolvimento sustentável da fruticultura local, busca analisar a postura do trabalhador e as formas de produção das fazendas da região. “A construção da consciência da necessidade de um modelo de desenvolvimento sustentável, deve partir de um processo educacional e de construção de identidade social. A partir destes pontos podemos fortalecer, ampliar e potencializar estratégias para este avanço sustentável”, destaca Ricardo.

A professora Facape, Cláudia Lourenço, reforça a importância desses trabalhos acadêmicos que analisam a realidade e buscam soluções para problemas da sociedade. “É necessário formar profissionais-cidadãos que atendam as demandas da sociais. A pesquisa, assim como todas as outras atividades curriculares ou extra-curriculares, tem um papel relevante nesse processo”, destaca a professora.

Uma das metas da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) é estimular as práticas de pesquisa para fortalecer a formação acadêmica e profissional de seus alunos. Cláudia Lourenço salienta que é tarefa dos professores provocar os alunos para que eles percebam que o conhecimento adquirido na faculdade pode ajudar a transformar a realidade das pessoas. “Colocamos dúvidas e inquietações na cabeça do aluno, fazendo-o pensar além da sala de aula. O incentivo na participação em eventos científicos como seminários, congressos, colóquios, é a ‘coroação’ desse processo”.

III COBEAI
O Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar visa promover o intercâmbio, a troca de experiências e a divulgação de trabalhos elaborados por diferentes instituições públicas e privadas de todo o país na área de educação ambiental. Esta edição tem como tema central “O Caráter Interdisciplinar da Educação Ambiental” e reúne pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e ativistas ambientais de diferentes áreas do conhecimento e de diversas partes do país.

Ascom

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