Alunos da Rede Pública de Educação ganham netbooks em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=403b48d72e&view=att&th=1383872bf50970af&attid=0.7&disp=inline&realattid=f_h419f8rb6&safe=1&zw&saduie=AG9B_P_5J6lnByqFyIMXW21Rmc5e&sadet=1340978473204&sads=ZXcsswp2bsYOL6Y0-mThCnHCwX0A informatização das escolas promovendo a inclusão digital de crianças e adolescentes foi uma das propostas do prefeito Julio Lossio para a melhoria da educação em Petrolina. Na noite dessa quinta-feira (28), os alunos do 6º ano das escolas municipais da Tapera, Roçado, Caatinguinha e Ilha do Massangano, comunidades localizadas na área ribeirinha, comemoraram mais uma conquista com a entrega de 174 netbooks pela Secretaria Municipal de Educação configurado para o acesso à internet via wireless. Ao todo, a Prefeitura de Petrolina adquiriu 10 mil netbooks para serem distribuídos para todos os alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de educação ainda neste ano.

“Esse projeto integra o plano de inclusão digital dos alunos da rede municipal de ensino”, explicou o prefeito Julio Lossio durante o evento que reuniu alunos, professores e gestores das quatro escolas além da equipe da secretaria municipal de Educação. Na oportunidade, também foi inaugurado o Laboratório de Informática da Escola Municipal Félix Manoel dos Santos, na Tapera, com dez máquinas adquiridas com recursos próprios.

Para a gestora da Escola Municipal Manoel Félix dos Santos, Maria Rosemeire Gonçalves da Silva, as aulas de informática têm o objetivo também de ensinar os alunos a utilizar a ferramenta para otimizar o estudo. “É mais um recurso de pesquisa e aquisição de conhecimento”, afirmou. A gestora agradeceu a todos os presentes e ao prefeito Julio Lossio e destacou as ações realizadas nesta gestão. “Julio Lossio revolucionou a educação em Petrolina”, completou.

Sobre o projeto de aquisição dos netbooks, a Diretora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), Adriana Ramos, ressaltou que o projeto visa expandir o uso do computador para os docentes e discentes da rede municipal de ensino. “Esse projeto mudou a história da educação no município. Hoje, contamos com 99% da rede municipal de ensino informatizada, melhorando o trabalho pedagógico através da utilização das ferramentas tecnológicas”, reforçou.

Para o prefeito Julio Lossio, o acesso ao ensino de qualidade é direito de todos. “A minha intenção quando formatamos o projeto foi aproximar a realidade dos alunos das escolas púbicas com os alunos da rede particular de ensino. Alguns de nós tivemos acesso a tecnologias e essas crianças que não teriam condições devido à renda familiar, agora estão no mesmo patamar tecnológico”, explicou o gestor.

Mariana Nunes da Silva, 12 anos, aluna do 6º ano da Escola Municipal José Fernandes Coelho, da comunidade do Roçado, disse que vai utilizar o netbook para melhorar as pesquisas para as atividades na escola. “Estou muito feliz. Agora vou poder pesquisar melhor as atividades da escola e as avaliações”, salientou a estudante.

Após a entrega simbólica dos equipamentos, o prefeito foi convidado a descerrar a placa do Laboratório de Informática da escola. Equipado com lousa digital, dez computadores de última geração, foi inaugurado o laboratório Terezinha Ferreira, uma homenagem à primeira servidora e merendeira da escola que iniciou no prédio quando este tinha apenas uma sala de aula.

Ana Raquel, aluna do 6º ano, aprovou o laboratório e disse que está mais animada para estudar. “Aprendemos várias coisas e com a internet temos um mundo inteiro para conhecer através do computador”, empolgou-se. De novembro de 2011 até o momento já foram inaugurados cinco laboratórios de informática em escolas da rede na área urbana, irrigada, de sequeiro e ribeirinha.

Texto: Iana Lima

Foto: Gilson Pereira

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário