Alunos do município plantam e aprendem a preservar a Caatinga em Petrolina

Ensinar crianças e jovens estudantes de Petrolina técnicas de plantio, manejo e monitoramento de plantas nativas da Caatinga é a meta do programa Petrolina Mais Verde, coordenado pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). É no Viveiro Municipal de Mudas, localizado na Escola Municipal Governador Miguel Arraes, no bairro Henrique Leite, que tem capacidade para produzir até 10 mil mudas, que a nova geração da população de Petrolina conhece e aprende a preservar esse bioma.

Toda semana, estudantes das escolas de Petrolina participam de uma capacitação ambiental no Viveiro. “Nesta semana, recebemos 35 alunos da Escola Municipal Mãe Vitória e da Escola Municipal Governador Miguel Arraes. E, a cada visita ao viveiro, eles acompanham o processo de plantio, manejo e preservação das mudas”, explicou o educador ambiental da AMMA, Vitório Rodrigues.

Sobre o programa, o educador destacou que, devido ao processo de degradação da Caatinga, a AMMA reconhece a urgência da realização do projeto de educação ambiental que esclareça aos jovens estudantes a importância desse bioma que é único no mundo. “Para proteger a Caatinga, nada melhor do que conhecer e reproduzir mudas, que serão inseridas na arborização urbana da nossa cidade”, frisou Vitório.

Dando continuidade ao programa de educação ambiental, na próxima semana, alunos de 10 a 14 anos, também da Escola Municipal Governador Miguel Arraes, participarão de mais uma etapa de reprodução de mudas no Viveiro Municipal. Vale salientar que as mudas, produzidas com a participação direta dos alunos do município, estão à disposição da comunidade de Petrolina. Para ter acesso às plantas, os interessados devem ir até a sede da AMMA, na Rua Tobias Barreto, número 279, Centro, onde receberá uma requisição e um panfleto contendo orientações de como deve ser feito o plantio.

Texto: Carol Souza

Foto: Arquivo AMMA

 Blog do Banana

 

Deixe seu comentário