Alunos do Projovem comemoram o Dia da Poesia

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) através da Superintendência da Juventude de Petrolina comemorou na manhã de ontem (14) o Dia da Poesia. A celebração aconteceu na Tenda de Eventos da Praça do Bambuzinho com apresentações culturais de 135 jovens, no Sarau Projovem Adolescente 2012: “Venha a praça que a poesia te abraça”.

“É com muita alegria que viemos aqui pelo segundo ano consecutivo deste evento, que através do uso da arte pela poesia representada aqui na dança, na declamação de poemas e em apresentações teatrais, está proporcionando que os jovens desenvolvam o seu lado artístico e cultural, além de apresentar renomados poetas brasileiros aos jovens do Projovem e dos CRAS de Petrolina. É o que a gestão do prefeito Julio Lossio preconiza: a inserção dos jovens em projetos que envolvam a arte”, declarou a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho.

Para a Coordenadora do Projovem Adolescente, Marinalva Rocha, o evento possibilitou a interação dos jovens. “Estamos satisfeitos pela realização deste evento, que já está no seu segundo ano e que proporciona aos jovens uma integração entre os próprios, e também com a cultura, permitindo que eles mesmos possam usá-la e criarem momentos culturais, parecidos com esses, em seus respectivos coletivos”, afirmou.

O professor do Coletivo do Fernando Idalino, Cristiano Santana, destacou a participação dos jovens durante o evento. “É muito bom ter a junção de todos os jovens, vivendo, comemorando um dia como este, através da poesia, que é o reflexo de todas as artes”, frisou. Já o aluno do Coletivo do Dom Avelar, Pedro Creslley, que junto de um amigo dançou para os presentes, comentou sobre sua participação no evento. “Foi muito bom, poder trazer a dança para a poesia e a poesia para dança, principalmente no meu primeiro ano e espero que ainda tenhamos mais coisas para aprendermos, apresentarmos e para nos divertirmos, como hoje”, salientou.

No sarau poético, os jovens e seus facilitadores apresentaram ao público um momento com poesia, dança e outras formas de artes. O Projovem Adolescente é mais um passo importante na consolidação da rede de proteção e promoção social do jovem na nossa cidade e os coletivos que participaram foram os dos bairros do São Gonçalo, Fernando Idalino, João de Deus, Rio Corrente, Alto do Cocar, Dom Avelar e São Jorge.

Texto: Emaísa Lima

Blog do Banana

Deixe seu comentário