Ambulatório da UPAE/IMIP conta com 16 especialidades médicas e funciona de segunda à sexta-feira

Por Ricardo Banana
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Dando continuidade às matérias informativas e de utilidade pública sobre o perfil de atendimento e serviços ofertados na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), hoje a unidade apresenta o seu ambulatório, composto por 16 especialidades médicas e 7 não médicas.

O serviço, que funciona de segunda à sexta-feira, das 6 às 17h, atende aos 7 municípios que compõem a VIII Regional de Saúde (Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista).

Para ter acesso à primeira consulta (essa é a via de entrada), primeiro o usuário deve procurar o posto de saúde do bairro onde mora. Lá ele será avaliado pelo médico clínico, que fará o encaminhamento ao especialista, se necessário. Feito isso, o paciente recebe a guia de encaminhamento para marcação da consulta que é feita exclusivamente pela secretaria de saúde da cidade onde mora. Mensalmente, a UPAE informa à VIII Geres as vagas disponíveis e a gerência as distribui entre os municípios pactuados, de acordo com a demanda.

“Vale ressaltar que a UPAE não faz marcação de primeira consulta, sendo esta de responsabilidade apenas das secretarias municipais de saúde, como explicado acima. Inclusive, quando as secretarias recebem a demanda dos postos de saúde selecionam o serviço de referência para a marcação, que pode ser a UPAE ou qualquer outra unidade especializada da rede”, ressalta a gerente do ambulatório Rayane Coelho.

Depois de tudo resolvido e consulta marcada, o paciente deve comparecer à UPAE no dia e horário previamente agendados. Ao chegar, ele recebe uma senha, faz a ficha na recepção e aguarda então o atendimento. “É importante lembrar que o paciente deve seguir a orientação do dia agendado, mas também do horário, evitando chegar muito antes do previsto para que a espera não seja prolongada. Temos três escalas de horário. Alguns médicos começam a atender às 7h, outros às 10h e os demais às 13h. Então, não é recomendado que o paciente marcado para às 13h chegue às 7h da manhã”, esclarece Rayane.

Da consulta o paciente sai com a guia de exames e a solicitação de retorno. Esse retorno deve ser marcado dentro do prazo de 90 dias a contar do último atendimento. “Ou seja, o usuário deve comparecer à UPAE dentro desse prazo estipulado para marcar o seu retorno, que será agendado de acordo com a demanda e vagas disponíveis. Diferente da primeira consulta, este retorno é marcado na própria unidade”, informa a gerente.

Após a primeira consulta, realização de exames e retorno, esse paciente é então contra-referenciado para a rede de atenção primária (posto de saúde) onde fará o acompanhamento da sua doença. Sempre que precisar retornar, deve reiniciar todo o fluxo, pois ele volta a ser paciente de primeira consulta. “O nosso serviço especializado não faz o acompanhamento de pacientes. Aqui ele fecha o seu diagnóstico, recebe a indicação do tratamento e volta para a rede”, pontua a profissional.

Ainda na Unidade, ele pode ser encaminhado pelo médico para as especialidades não-médicas – como psicologia e nutrição, por exemplo – através da interconsulta, cuja marcação é feita também na própria UPAE. “Vai depender da necessidade de cada paciente. Se o médico entender que como apoio diagnóstico e terapêutico ele precisa de outros atendimentos será solicitada a interconsulta não-médica. Vale ressaltar que não são disponibilizadas vagas externas para estes profissionais, com exceção da fisioterapia”, explica Rayane.

O ambulatório da UPAE dispõe dos profissionais médicos de (cardiologia, angiologia, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, infectologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, reumatologia e urologia) e dos não-médicos de (enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social). Por dia, são realizados em média 280 atendimentos.

Ascom

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