AME Dom Avelar está pronta para receber o Programa Petrolina Saudável

Os moradores dos bairros Dom Avelar, Loteamento Padre Cícero, Vila Rotary, São Jorge, Terras do Sul e São Joaquim já aguardam ansiosos pela quarta edição do Programa Petrolina Saudável que será iniciado neste sábado (31), das 07h às 13 horas, na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família Leonor Elisa, no bairro Dom Avelar. O Programa, realizado no município desde 2009, acontecerá em formato de mutirão, com a oferta de diversos serviços de saúde, no intuito de estimular a promoção à saúde e a prevenção de doenças.

Para participar, basta ir ao encontro da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina na AME Leonor Elisa. Durante o evento, será disponibilizado um elenco de serviços divididos em 15 ações de saúde, como exames, consultas, vacinas, escovação e atividades educativas relacionadas à Saúde do Homem, da Mulher, da Criança, Saúde Bucal, Mental, Auditiva, do Trabalhador e controle de hipertensão e diabetes, além da Ouvidoria Itinerante e da confecção do Cartão SUS.

Os usuários terão acesso a exames laboratoriais, teste rápido para glicemia e hepatite, atualização de cadernetas de vacina, consultas médicas, pesquisa de câncer bucal, verificação de pressão arterial, palestras, rodas de conversa, PSA para os homens acima de 40 anos, mamografia para mulheres acima de 40 anos e preventivo, entre outros atendimentos. “Ofertaremos à população todos os serviços da nossa Rede. Essa é uma maneira de estimular os usuários a buscarem a Unidade Básica de Saúde ou a AME Saúde da Família quando necessário, para realizar os seus exames de rotina e, assim, prevenir as doenças ou diagnostica-las precocemente”, afirmou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta.

A cada sábado, o Petrolina Saudável estará em um local diferente, atendendo a comunidade. No cronograma, além do Dom Avelar, estão bairros como José e Maria, Vila Eduardo, Areia Branca, Henrique Leite, Ouro Preto, Antônio Cassimiro, Centro, Gercino Coelho, Pedra Linda, Jardim Amazonas e nas localidades de Rajada, Izacolândia e Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleos 5 e 8, onde já existem ou serão construídas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família.

Texto: Eneida Trindade

Blog do Banana

Deixe seu comentário