AMMA já prepara ações para celebrar o Dia da Caatinga

imagemÚnico bioma totalmente brasileiro, a Caatinga ocupa áreas do Nordeste e parte de Minas Gerais. Com uma rica diversidade de animais e plantas típicos, esse ecossistema tem sofrido os efeitos da devastação humana. Por isso mesmo, o dia 28 de abril, data em que se celebra o Dia Nacional da Caatinga, serve como um momento de reflexão e conscientização. Pensando nesse aspecto, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), já organiza uma ampla programação, que envolverá visitas de campo e distribuição de mudas.

“O bioma Caatinga é riquíssimo, no entanto tem sido devastado de maneira preocupante. Então, nós temos que realizar, sobretudo, ações de educação e conscientização, especialmente junto a crianças e adolescentes que são os futuros difusores do conhecimento. Se a gente não unir forças, não discutir, não implementar iniciativas, daqui a algum tempo a Caatinga corre o risco de figurar apenas nos livros e em fotos”, destaca a estudante de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf e membro do setor de Educação Ambiental da AMMA, Naedja Ferraz.

Dentre as ações previstas pela AMMA está a realização de visitas de alunos da rede municipal ao parque zoo botânico do 72 Batalhão de Infantaria Motorizado e ao Cemafauna ( Centro de Manejo da Fauna da Caatinga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF. “É importante que os estudantes além de receberem as informações teóricas, possam conhecer a fauna e flora através das visitas. Sem dúvida, é uma atividade de sensibilização muito válida”, complementa Naedja.

“Preservar a Caatinga é um dever de todos nós: instituições públicas, privadas, organizações não governamentais, sociedade civil como um todo. Petrolina tem dado passos consideráveis neste sentido: seja através das atividades de conscientização, seja através da aquisição de suas unidades de conservação da Caatinga. É um trabalho contínuo e que desejamos que tenha êxito a médio e longo prazo”, enfatiza o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

ASCOM AMMA

Blog do Banana

Deixe seu comentário