Ana das Carrancas foi a grande homenageada no desfile de 21 de Setembro

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Realizado pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, um dos eventos populares mais aguardados pelos petrolinenses, durante as comemorações do aniversário de 128 anos de Petrolina, o tradicional desfile alegórico de 21 de Setembro levou muito colorido, arte e nostalgia para a Avenida Guararapes na noite desta quinta-feira (21). O público pode conferir todas as alas, plataformas elevatórias e os carros alegóricos que trouxeram ainda mais beleza para o momento.

O desfile, que este ano faz uma homenagem ao Centenário de Ana das Carrancas, teve seu início com a centenária Philarmônica 21 de Setembro, que completa 113 anos de história, fazendo uma bela apresentação digna da sua história e de Petrolina. As primeiras alas retrataram o início da vida de Ana das Carrancas e suas primeiras peças de louças e potes de barro; a feira de Picos, no Piauí, onde Ana viveu a sua juventude. As alegorias apresentaram ainda o encontro de amor da artesã; as obras de carrancas de barro, que a consagraram como Dama do Barro; e a chegada da grande artesã ao céu.

Em seguida foi a vez das bandas marciais, fanfarras, organizações sociais e instituições municipais, estaduais e federais encerrarem e abrilhantarem ainda mais a noite. “Foi maravilhoso, lindo, todos estão de parabéns. Nossa Petrolina merece toda essa homenagem”, destacou a estudante Bianca Sobral, que acompanhou de perto todo o desfile de aniversário da cidade.

Para o secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, o sucesso do desfile é a demonstração da valorização da identidade cultural da cidade. “Trazer para a avenida a saga, as conquistas, a luta e o brilhantismo da grande mulher preta, Ana das Carrancas, nossa grande artista reconhecida nacionalmente e mundialmente, é um projeto pedagógico educacional fantástico. O desfile fez um grande arauto, um movimento e o resultado pelo que foi vivenciado pelos nossos alunos na rede pública de ensino. Então, trazer Ana das Carrancas para a avenida, é trazer a nossa identidade cultural e isso tem a reverência, o respeito e a ideia da Prefeitura de Petrolina, é valorizar, resgatar e intensificar os seus valores culturais. Viver Ana é viver Petrolina, é viver o nosso orgulho”, completa Cássio Lucena.

Com informações da Ascom Prefeitura de Petrolina 

Related Posts