Áreas rurais de Petrolina receberão programa Nova Semente Rural e Mototecas

Como forma de garantir educação a todas as crianças do município de Petrolina, o prefeito Julio Lossio inaugurou na manhã desta quarta-feira (14), no distrito de Rajada, o programa Nova Semente Rural e a Mototeca. O lançamento aconteceu na escola Municipal José Cícero de Amorim e reuniu alunos da instituição, a comunidade em geral, o vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, secretariado do executivo, o ex-deputado federal Osvaldo Coelho, representantes do Instituto Alfa e Beto (IAB) e a consultora do Unicef, Jane Lucas.

Extensões do Programa Nova Semente, que já conta com 51 unidades em todo o município, o Nova Semente Rural visa levar educação às crianças da área rural, através de visitas periódicas das agentes sementeiras. Cada educadora visitará, em sua própria localidade, 10 casas, levando livros e alfabetizando as crianças de 0 a 6 anos. Este trabalho será desenvolvido com o apoio das mototecas, bibliotecas itinerantes que levarão livros às casas das famílias.

“Fizemos questão de lançar este programa aqui em Rajada porque queremos atender as pessoas que estão mais longes das bibliotecas. A leitura é o passo fundamental para o desenvolvimento da intelectualidade e do conhecimento e a ideia é trazer o conhecimento para mais perto das pessoas. Como nosso estudante não consegue chegar às bibliotecas elas irão ao seu encontro”, afirmou o prefeito Julio Lossio aos presentes.

O primeiro grupo de agentes sementeiras já foi capacitado e atuará nas comunidades de Sítio de Cabaceira, Baixa Alegre, Caroá, Sítio Romão, Esperança, Curimatá e Pau Ferro. Janeuma Kelly de Sá atuará na região de Caroá e disse estar preparada para o trabalho de agente sementeira. “Este programa vai ser um estímulo para as crianças aprenderem. Sei qual objetivo devo atingir dentro do programa e me sinto capacitada para oferecer o melhor às crianças”, afirmou.

O programa Nova Semente Rural será realizado em parceria com o Instituto Alfa e Beto de forma a garantir a mesma qualidade do ensino que é oferecida às unidades do programa.

Incentivador da educação de qualidade, o ex-deputado federal Osvaldo Coelho falou sobre a possibilidade que o programa Nova Semente oferece de uma educação melhor no futuro às crianças. “Ele (Julio Lossio) está pegando o jovem do começo com esse programa Nova Semente, com a modernização do ensino e com a vontade enorme de levar vocês para as escolas superiores”, disse, dirigindo-se aos estudantes presentes.

 

Texto: Cíntia Sacramento

Foto: Marcizo Vitor

Blog do Banana

 

 

Deixe seu comentário