Arena Pernambuco terá energia solar

A Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata receberá uma usina solar para geração de energia a partir do segundo semestre deste ano. O projeto prevê investimento de R$ 13 milhões e deve entrar em funcionamento até junho de 2013. A instalação da usina solar faz parte de um Projeto Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento – “Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira”, lançado em agosto de 2011 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL),  que será realizado pelas concessionárias do Grupo Neoenergia (Celpe, Coelba e Cosern) e a Odebrecht Energia, com investimento total de R$ 24,5 milhões.

A nova fonte de geração de energia não aumentará o custo do estádio, pois os custos serão acrados pelas empresas que participam do projeto. A tecnologia usará energia solar fotovaltica. Ela funciona através de painéis solares que convertem energia solar em energia elétrica.

A capacidade de geração é de 1MWp, o que equipara-se ao consumo médio de 6 mil brasileiros. Além da economia, a nova fonte também traz benefícios ao meio ambiente, pois trata-se de um recurso renovável e não poluente. A Odebrecht Energia, responsável pela usina após a implantação, e a Arena Pernambuco já assinaram o memorando de entendimento para a instalação.

Outras arenas também utilizam energia solar: Qwest Field, em Seattle, o AT&T Park, em São Francisco, ambos nos Estados Unidos, e ainda e o Easy Credit Stadium, em Nuremberg, na Alemanha.

 

Fonte:NE10

Blog do Banana

Deixe seu comentário