Armup apresentará Plano de Saneamento Básico do Município de Petrolina nesta terça-feira

A Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup), apresentará nesta terça-feira (27), o Plano de Saneamento Básico do Município de Petrolina, documento elaborado com propostas e alternativas idealizadas com o intuito de otimizar o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade, hoje de responsabilidade da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A apresentação acontecerá no auditório do Sest/Senat, às 14h30, e está prevista a participação do prefeito Julio Lossio e do diretor-presidente interino da Armup, Orlando Tolentino.

O relatório do Plano Municipal de Saneamento de Petrolina foi formulado por uma empresa especializada na área ambiental, onde foram realizadas visitas na cidade, fazendo um mapeamento e uma inspeção em toda a área territorial. Após a conclusão desta etapa os profissionais elaboraram um uma versão preliminar sobre o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário que precisam ser revistos e planejados para que o município possa oferecer um serviço eficiente e de qualidade para a população.

O trabalho desenvolvido leva em conta desde a evolução populacional até as características do município, como aspectos econômicos, físicos e ambientais, infraestrutura, diagnóstico social, além de outros aspectos que devem ser levados em consideração para que tais mudanças possam ser executadas. A definição de critérios e parâmetros de projetos e volumes de investimentos necessários para o bom funcionamento dos sistemas está sendo programada para ser executado nos próximos 30 anos e está em consonância com a Lei Federal nº 11.445, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico.

O diretor-presidente interino da Armup, Orlando Tolentino, explica que os serviços públicos de saneamento básico no município envolvem tanto a área urbana, quanto povoados vizinhos. “A cidade de Petrolina está se desenvolvendo em um ritmo acelerado, com novas obras e empreendimentos surgindo a cada dia e temos que estar preparados. Por isso esse Plano de Saneamento vem justamente para mostrar como a cidade está hoje e o que precisa mudar. Queremos nos programar e começar a executar obras que suportem o crescimento de Petrolina”, afirma.

(Ascom ARMUP)

Blog do Banana

Deixe seu comentário