Com histórico de contribuição na arte local, o artista plástico Ledo Ivo, com três esculturas de sua autoria na cidade, entregou hoje (14) pela manhã a miniatura do seu último trabalho. A obra, em fase de finalização, trata-se de uma homenagem aos soldados de Petrolina que participaram da Segunda Guerra Mundial, denominados “Os Pracinhas”, forma pela qual eram chamados os veteranos do Exército Brasileiro enviados para integrar as forças aliadas contra o regime nazifascista.
A obra em construção na Praça Pio XI, localizada em frente à Praça Presidente Kennedy, também conhecida como Praça das Algarobas, na Avenida Guararapes, segundo o artista, será entregue nos próximos dias e representa a valorização do patrimônio histórico de Petrolina. “É uma honra estar em contato com a história de Petrolina e poder perpetuá-la também através de monumentos. Trabalhamos sempre por meio de orientações do líder que é o prefeito, de quem encontramos apoio para a valorização desse patrimônio”, afirmou Ledo Ivo, que trabalha em parceria com diversos profissionais de segmentos como artes visuais e outros.
Associada à construção do monumento, a Prefeitura de Petrolina também está realizando, ao mesmo tempo, a revitalização da praça. O artista trabalha ainda na confecção de mais um monumento que ficará instalado na águas do Rio São Francisco, a Mãe D’água, com previsão de entrega para o mês de agosto, além do monumento em que o Padre Cícero, ícone católico do Ceará, entrega de presente o relógio da Catedral de Petrolina a Dom Malan. Esse último, cujas obras estão previstas para início do próximo mês, será confeccionado na praça Dom Malan, Centro de Petrolina.
“Petrolina é uma cidade com muito conteúdo histórico e a valorização desse material é de fundamental importância porque representa o patrimônio do pó, a valorização das memórias de quem construiu essa cidade e já a pensou grandiosa”, explicou o prefeito Julio Lossio, agradecido pela homenagem do artista Ledo Ivo.
Texto: Juciana Cavalcante
Foto: Gilson Pereira
Blog do Banana
5 comentários
E a bÍblia na entrada da cidade?? PUTAQIUPARIU….
Achou pouco e fez uma porra de uma Smurfete gigante no meio do Rio S. Francisco. Vai ter mau gosto assim no inferno!!!!!!! (do contratante, claro)
Muito sem graça não tem nada a ver com nossa região,sem contar que a praça está abandonada jogada ,cheia de lixo e drogados….
um monumento sobre Luiz Gonzaga, ou sobre o homem do sertão seria muito mais interessante . . .
Parece uma copia de um monumento americano. Para um artista de “renome” faltou criatividade.