Associações levam artesanato para o Semiárido Show em Petrolina (PE)

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina (STR) é um dos parceiros da Feira da Agricultura Familiar Semiárido Show, que acontece até esta sexta-feira (1º), na área da Embrapa Produtos e Mercado, em Petrolina (PE). O STR conseguiu articular, através das associações, caravanas de agricultores familiares, facilitando a mais de mil trabalhadores o acesso às informações que os ajudarão a conviver cada vez melhor com o clima semiárido.

imagemConsiderada como um dos mais importantes espaços para divulgação e acesso às tecnologias para a Convivência com o Semiárido, a feira é promovida pela Embrapa, em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa). Realizada a cada dois anos, a exposição promove a capacitação e a articulação entre diferentes agentes das cadeias produtivas da região.

Na feira, o STR tem um estande onde são expostos produtos artesanais produzidos por associações como a Associação de Agricultores Familiares do Assentamento Mandacaru (AAFAM), que são uma atração a parte no Semiárido Show. Estão à venda no local: acessórios de decoração, flores feitas da palha de milho, bonecas, chaveiros, bolsas, cestos e almofadas. Artigos que demonstram um pouco da criatividade das famílias que compõe essas associações.

STR Petrolina e a Agricultura Familiar

Segundo a secretária de Política Agrícola do STR Petrolina, Maria de Lurdes Menezes Lima, além de facilitar informações importantes para os agricultores familiares, a Diretoria Interina também atua para garantir o acesso às políticas públicas que beneficiam o homem do campo. “A exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para que os agricultores possam retirar financiamentos para custeio agrícola, aumentando a produção e impulsionando a comercialização dos produtos da agricultura familiar”, explicou.

Da Ascom STR Petrolina/ Carol Souza

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário