Atenção: tomar remédio por conta própria pode agravar a dengue e levar a óbito

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Médica alerta sobre os medicamentos contraindicados para casos de suspeita de dengue

Com a explosão dos casos de dengue no Brasil, qualquer sintoma relacionado à doença (febre, dor de cabeça, no corpo, atrás dos olhos) já acende uma luz vermelha e merecem atenção. E um dos erros mais comuns é que pessoas, por desconhecerem as consequências, tentam amenizar os sintomas com a automedicação. Esse comportamento vem acompanhado de um grande risco, especialmente se o diagnóstico for positivo para a dengue.

Por isso, especialistas alertam sobre os medicamentos contraindicados para casos de suspeita de dengue.

Na dúvida, o mais correto é sempre buscar auxílio em um pronto atendimento, unidade básica de saúde ou outros serviços de assistência.

Segundo o painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde, a doença avança em ritmo acelerado este ano: desde janeiro, foram registrados 653.656 casos prováveis de dengue, com 438 mortes em investigação e 113 confirmadas.

QUAIS REMÉDIOS NÃO SE PODE TOMAR COM DENGUE?

A médica clínica-geral Carla Roballo Bertelli, cordenadora do Pronto Socorro do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), destaca que uma das principais classes de medicamentos a serem evitados, em suspeita de dengue, são os anti-inflamatórios. São medicações que geralmente são vendidas sem receita médica e podem levar a sérias complicações para pessoas infectadas pelos vírus da dengue.

Com informações: JC Online.

Related Posts