Autismo: Cristo recebe iluminação especial

Dia Mundial da Conscientização do Autismo fez com que vários monumentos ficassem azuis em todo o país

A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi iluminada de azul nesta segunda-feira, Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Como parte do evento, foi realizado no local um recital do pianista Álvaro Siviero. Foi a primeira vez que um piano subiu ao Cristo.

O prédio da OAB, no Centro, também ficou iluminado. Em São Paulo, a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, o Monumento à Bandeira, a Fiesp e a Assembleia Legislativa usam a cor nesta segunda. Em Brasília, o prédio do Ministério da Saúde também aderiu à causa.

A doença

Hoje, nos EUA, estima-se que uma em cada 110 crianças é́ diagnosticada com autismo, fazendo com que o transtorno seja mais comum que o câncer infantil, o diabetes juvenil e a Aids pediátrica juntos.

O Brasil ainda não tem dados sobre quantas pessoas têm autismo no país. No mundo, cerca de 0,7% da população, de 0 aos 20 anos, ou seja 1 em cada 143 jovens tem um transtorno do espectro do autismo. Baseando-se nos dados oficiais do Censo Brasileiro de 2000, estima-se que mais 2 milhões de brasileiros estariam no espectro.

Fora do Brasil, a torre dos Clérigos e a estátua do Cristo Rei (Portugal), a torre Spinnaker de Portsmouth (Reino Unido), a Câmara Municipal e a Sala de Concertos de Dublin (Irlanda), a Câmara Municipal de Nicosia (Chipre), o Empire State e o GE Building do Rockefeller Plaza de Nova Iorque, a torre Willis de Chicago, a torre CN de Toronto e a Torre dos Sinos, na Austrália, vão vestir azul.

Fonte: Band.com

Blog do Banana

Deixe seu comentário