Auxiliares de serviços gerais da rede municipal de educação de Petrolina recebem capacitação

Com o objetivo de discutir as atividades realizadas pelos auxiliares de serviços gerais (ASGs) que trabalham nas escolas da rede municipal de ensino de Petrolina e qualificá-los, durante todo o dia de ontem (13), a Secretaria de Educação de Petrolina em parceria com a Empresa Climex, realizará formação no auditório do Palace Hotel, na Orla da Cidade. O encontro que começou nesta manhã, reuniu mais de 200 pessoas e contou com a presença do prefeito Julio Lossio, da secretária de Educação, Célia Regina Carvalho e técnicos da Secretaria de Educação.

No início do encontro foi exibido um vídeo educativo sobre a responsabilidade que cada profissional tem na escola, independente da função que atua. No decorrer do dia, os ASGs irão conhecer um pouco da história da Climex que terceiriza o serviço e atua em três estados (Pernambuco, Bahia e Ceará), desde 1997 e em Petrolina há três anos. Também receberão um manual do colaborador com dicas e regras da empresa e terão no final do dia a palestra com a técnica em segurança do trabalho, Karla Dias, que enfocará a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs. Segundo a analista de recursos humanos da Climex, Emanuelle Colvara, as formações são feitas com frequência. “Semestralmente, realizamos treinamentos e capacitações para desenvolver nossos colaboradores, no intuito que façam com excelência e qualidade o serviço prestado”, explicou.

De acordo com a secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, os ASGs são agentes educadores no espaço escolar que participam da construção e desenvolvimento da instituição educacional. “Todos da escola precisam se entender como educadores e para isso não é preciso estar dentro da sala de aula, mas são educadores com exemplos positivos e cientes que aquele lugar é formador de pessoas e cidadãos “, ressaltou.

Para a ASG que trabalha na Escola Municipal Anete Rolim, Cecília Gomes da Silva, a iniciativa da capacitação é importante para a realização do trabalho com eficiência. “Saímos da rotina do dia-a-dia e ganhamos mais experiências com atividades como essa. Onde eu trabalho procuro sempre participar de todos os eventos da escola e de certa forma contribuir como uma agente educadora”, disse.

Reconhecendo a importância do trabalho realizado pelos ASGs, o prefeito Julio Lossio conversou de forma descontraída com todos os presentes e reforçou a contribuição desses profissionais para a educação de forma ampla e contextualizada. “Se cuidarmos bem das escolas estaremos auxiliando na transformação das crianças, sendo agentes educadoras, pois todos nós estamos inseridos na educação e só ela poderá mudar nossas vidas como um todo”, enfatizou.

Atualmente, todos os auxiliares de serviços gerais das escolas municipais de Petrolina trabalham através da Consolidação das Leis do Trabalho (regime CLT), modelo que foi inserido na gestão atual que governa o município desde 2009.

Fonte: Ascom PMP

Blog do Banana

Deixe seu comentário