Barragem de Sobradinho vai causar cheia no Rio São Francisco

O Lago de Sobradinho atingirá no próxima sexta-feira, 10, volume alto de água armazenada e sua capacidade vazão será de 3 mil m³/s (3 mil metros cúbicos por segundo) valor que pode  subir para 4 mil, despejando mais água no Rio São Francisco.

O efeito é sentido nas áreas urbanas das cidades que ficam às margens do rio e no entorno do lago, a exemplo de Juazeiro, Petrolina,  Sobradinho, Sento Sé, Casa Nova, Remanso e Pilão Arcado.

Reunidos ontem em Juazeiro, técnicos da Chesf garantiram que “a vazão esta dentro da normalidade”.

A Defesa Civil de Petrolina já trabalha para prevenir transtornos com o aumento da cheia no Rio São Francisco.

As chuvas constantes em Minas Gerais e a cheia do lago deixam as famílias de pescadores que vivem no bairro Angary, em Juazeiro, apreensivas. O problema é que, quando o lago atinge essa capacidade, é preciso soltar água e as vazões da represa de Sobradinho fazem subir o nível do rio nas proximidades das casas que ficam à margem do São Francisco, chegando a desabrigar algumas famílias.

Representantes da Colônia de Pescadores de Juazeiro, afirmam que o rio ainda não atingiu o ponto crítico, mas, quando a vazão chegar a 4 mil m³/s, a situação ficará difícil de ser controlada

Fonte:Petrolina1.com.br

Blog do Banana

Deixe seu comentário