Boas perspectivas marcam abertura da Fenagri 2014

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem“Uma autêntica feira nordestina, que além de multiplicar os potenciais do Vale do São Francisco, com o que há de mais novo em tecnologia no mundo, redistribui para cada um – grandes e pequenos agricultores, toda a força e o poder transformador da irrigação”. Foi depois de um discurso bastante otimista, que teve direito até a uma breve cantoria, que o prefeito Julio Lóssio declarou aberta em Petrolina – PE, a 25ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2014.

imagem1O evento, que começou na noite de quarta-feira (28), e vai até o próximo sábado (31), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, reuniu um público de produtores, importadores de frutas, pesquisadores, estudantes e representantes dos governos estadual, federal e de instituições de difusão de tecnologia e fomento à agricultura. Ainda na abertura, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz Bastos de Matos destacou a pluralidade da Feira, enfatizando as alternativas desenvolvidas pela agricultura familiar, “que produz 75% dos alimentos consumidos pela população brasileira” e os benefícios do agronegócio regional, “que responde hoje por 95% das exportações nacionais de manga e 99% das exportações de uva de mesa”.

Evidenciando o potencial do maior polo de fruticultura irrigada do Brasil, com a geração de 250 mil empregos diretos e a produção anual de 1,5 milhão de toneladas de frutas e legumes, o superintendente do Sebrae – PE, Roberto Castelo Branco lembrou o trabalho desenvolvido pelo segmento para a conquista, em 2010, da Indicação Geográfica da Uva de Mesa e da Manga do Vale do São Francisco. E bastante satisfeito, anunciou a estimativa da Rodada de Negócios – que acontece neste dia 29 no Quality Hotel, com a movimentação de R$ 16 milhões em encontros entre produtores de frutas da região com 14 grandes compradores nacionais e sete empresas âncoras de países como EUA, Rússia, Canadá, Espanha e Holanda.

Falaram ainda, durante a solenidade de abertura, o prefeito de Juazeiro – BA, Isaac Carvalho, o deputado estadual Odacy Amorim e o presidente do IPA – Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária, Genil Gomes. De acordo com o coordenador da Fenagri 2014, o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Newton Matsumoto, a 25ª edição será lembrada pelos novos investimentos agrícolas. “A diversificação das atividades ligadas a agricultura irrigada no Vale do São Francisco, vem permitindo novas alternativas econômicas com a introdução de fruteiras, processamento de frutas e verduras, sucos, aguardentes, algodão. Nossa intenção é aproveitar todo esse potencial, desde a produção até a agroindústria para que o Vale seja cada vez mais forte”.

Depois, o público pôde conferir nos 180 estandes montados numa área de 12 mil metros quadrados, os arranjos produtivos e as novidades tecnológicas da cadeia de fruticultura nas áreas de produção, manejo, insumos, equipamentos, comercialização e logística.

A programação promete até o próximo dia 31, uma agenda lotada com a realização de minicursos (aulas teóricas no Centro de Convenções e práticas no IF Sertão PE), o Seminário A Introdução de Culturas de Clima Temperado no Semiárido (quinta-feira (29), no Senai das 8h às 17h30), e encerrando a Feira, uma mesa redonda sobre o algodão (dia 31, no Centro de Convenções, das 8h às 18h). A visitação ao pavilhão de feiras do Centro de Convenções é gratuita, no horário das 18h às 23h.

Considerado o maior evento de fruticultura irrigada da América Latina, a Fenagri 2014, de acordo com o coordenador da Fenagri 2014 e Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia Newton Matsumoto o objetivo principal da iniciativa é enfatizar os novos investimentos agrícolas. “A 25ª edição da Fenagri ressalta a importância da

“A diversificação das atividades ligadas a agricultura irrigada no Vale do São Francisco, vem permitindo novas alternativas econômicas com a introdução de fruteiras, processamento de frutas e verduras, sucos, aguardentes, algodão. Nossa intenção é aproveitar todo esse potencial, desde a produção até a agroindústria para que o Vale seja cada vez mais forte”.

Clas Comunicação

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário