Boas perspectivas marcam conclusão da 41ª turma do Empretec em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O Sebrae em Pernambuco através da Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco, em Petrolina, conclui neste sábado (01/12), a 41ª turma do Empretec, um programa de capacitação empreendedora desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é considerado um dos mais importantes do mundo. Com um grupo formado por 33 participantes, a maioria, empresários de diversos segmentos produtivos e candidatos a abrir seus próprios negócios, a nova turma do Empretec em Petrolina encerra com entusiasmo e otimismo seis dias de intensas atividades empresariais, exercícios, palestras e dinâmicas de uma metodologia vivencial e interativa,que trabalha principalmente as características do comportamento empreendedor.

Acompanhados pelos facilitadores, os novos empretecos conheceram de perto cada um dos 10 módulos do programa. Foram trabalhadas com o grupo, características a exemplo da busca de oportunidades e iniciativa; estabelecimento de metas; persistência; planejamento e monitoramento sistemático. Durante 60 horas bem aproveitadas deste programa, que chegou ao Brasil em 1990 e já formou mais de 100 mil empretecos, o grupo também se aprofundou em temas interessantes como: comprometimento; busca de informações; correr riscos calculados; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança, exigência de qualidade e eficiência.

Elogiando o “nível de empreendedorismo bastante elevado na região” e impressionado com a quantidade, cada vez maior, de mulheres nas turmas do Empretec em Petrolina, o facilitador Vitor Hugo afirmou que a 41ª turma apresentou um alto índice de aproveitamento. “Tivemos várias revelações empreendedoras significativas, o que representa mais desenvolvimento e a abertura de muitos negócios no competitivo mercado regional”.

Surpreendendo pelas revelações e descobertas, tanto aos administradores como aos gerentes, vendedores, dentistas, advogados, consultores e até um médico da nova turma, o Empretec se revelou um grande desafio para a empresária do segmento do varejo em Petrolina, Eugênia Assis Lins. Há três anos à frente da empresa e com algumas dúvidas sobre o seu perfil empreendedor, ela finalmente resolveu fazer o seminário após dois anos de indecisão e uma agenda bastante cheia de compromissos. “Se soubesse que era tão bom e necessário já tinha feito muito antes.

Foi uma grande oportunidade para rever conceitos, analisar erros e acertos e me capacitar visando o crescimento pessoal e empresarial. O seminário exercita o talento, a motivação e a confiança”, comentou a empresária.

Outro participante que procurou o Empretec em busca apenas de conhecimento técnico e se motivou com as revelações comportamentais foi o advogado Bruno César Falcão Rodrigues. “Incrível como em tão poucos dias redescobri uma pessoa muita mais confiante, mais organizada, mais planejada e em busca de muitas mais informações. Além desse conhecimento interior, temos também o intercâmbio com os colegas que é muito favorável às tomadas de decisão. E eu já tomei a minha: vou montar meu próprio negócio no segmento de pré-moldados de concreto e até meados do ano que vem, estaremos em plena produção”.

Tão decidido quanto o Bruno, o estudante do quarto período do curso de Comércio Exterior da Facape, em Petrolina, Joney Rodrigues também já escolheu seu caminho. Funcionário de uma empresa local na área de varejo, Joney Rodrigues pretende abrir seu próprio negócio em janeiro do ano que vem. “Já tinha essa intenção há algum tempo, mas não sabia como fazer, nem tinha coragem para tamanha ousadia. Hoje me sinto mais seguro do meu potencial. O Empretec mostrou muitos dos meus defeitos e também as possibilidades. Vou abrir uma empresa na área de comércio exterior. A Comercial Exportadora vai trabalhar com a inserção internacional de pequenos e médios empresários da nossa região”, prometeu entusiasmado Joney Rodrigues.

 De acordo com o coordenador da Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco, Rodrigo Almeida Ferreira o Empretec é o produto melhor avaliado na história do Sebrae, com 93% de opiniões considerando-o “excelente. “A conclusão da 41ª turma do Empretec em Petrolina – a última em 2012, representa um grande avanço para o segmento de qualificação empresarial, desenvolvimento de novos negócios e incremento da economia regional. Serão mais 33 novos empreendedores com seus planos de negócios bem elaborados e boas perspectivas de crescimento, distribuídos nos mais distintos setores produtivos de Petrolina e região”, finalizou Rodrigo Almeida.

Texto: Carlos Laert – CLAS Comunicação & Marketing

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário