Brasil Carinhoso, Nova Semente e Vozes da Seca

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Na atual circunstância, em que a cultura e a educação nacional adormecem nos braços de uma profunda apatia por falta de recursos para trazer à tona o tesouro que anda perdendo de uma juventude talentosa e sem vitrines para a produção, é necessário repercutir fatos que são futuristas. Programa Brasil Carinhoso – a presidente Dilma Rousseff anunciou, no Dia das Mães, uma política de transferência de renda e proteção social para atingir uma das faixas mais vulneráveis à extrema pobreza, as crianças de 0 a 6 anos.

Em Petrolina, sertão de Pernambuco, o prefeito Julio Lossio é o pioneiro do Programa Nova Semente – Uma lição de futuro. No Nova Semente, crianças dessa mesma faixa etária fazem refeições cinco vezes por dia, além de serem alfabetizadas e receberem acompanhamento odontológico e pedagógico. As mães das crianças do Nova Semente têm acompanhamento médico incluindo mamografia e prevenção ao câncer. O Nova Semente cuida das crianças de 0 a 6 anos. É um programa inovador de educação infantil no Brasil.

 

Brasil Carinhoso e Nova Semente terão reflexos positivos em outras faixas etárias e impacto imediato na redução da extrema pobreza no Brasil. São programas grandiosos no sentido de cuidar e reconhecer o bem mais precioso de um Brasil, Nordeste, Petrolina: as crianças.

Em pronunciamento a Ministros e Prefeitos em reunião na Sudene, o prefeito Julio Lossio não lamentou a situação calamitosa da seca, mas sim fez refletir sobre a possibilidade de conviver com a seca e o orgulho de termos este foco social e de Petrolina ter encontrado as formas de construir, com muita clareza, com muita justeza, esse caminho, que é desenvolvimento econômico com uma ampla e inquestionável justiça social.

Na memória de nossa gente reascende o grito de protesto contra os apáticos e políticos que tiveram oportunidade e nada fizeram do eterno rei do Baião, Luiz Gonzaga: “Seu doutor, o Nordestino tem muita gratidão/ pelo auxílio dos sulistas nesta seca do sertão/ mas doutor uma esmola para o homem que é são ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”.

Mães e todos os beneficiados pelo Programa Nova Semente em Petrolina sabem que é possível fazer mais onde no meio da caatinga o sol queima, a fome devora e a desnutrição mata. Decisão política de cuidar das crianças em Primeiro Lugar garante um futuro melhor. O Brasil e o sertão agradecem este tipo de visão futurista que garante mais educacação e cultura. Um futuro sem carros pipas e sim de Liberdade, Aprendizado…

 

*Ney Vital.

Jornalista. Secretário de Comunicação de Petrolina/PE.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário