Brazil Foundation e Instituto Cultural Pólen lançam Prêmio de Inovação Comunitária

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

d24ae9e0-be64-4771-ba58-ed09a95a9ee6A Brazil Foundation e o Instituto Cultural Pólen estão identificando inciativas informais no Vale do São Francisco e sertão do Araripe para concessão do Prêmio de Inovação Comunitária. Criado para atender demandas do setor social no Brasil, o prêmio vai financiar projetos de pessoas físicas nas áreas de educação, empreendedorismo, fortalecimento comunitário, meio ambiente, cultura, esportes, fortalecimento de lideranças, agricultura familiar, geração de renda, controle social, saúde e bem estar e comunicação comunitária.

Pode participar qualquer pessoa física que tenha uma ideia e elabore um projeto que se enquadre nas OPs (Outra Parada – expressão popular que trata de uma inciativa informal, individual ou coletiva para transformação de pessoas e comunidades). As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro de 2015, através do preenchimento do formulário disponível no link: http://www.brazilfoundation.org/premio-de-inovacao-comunitaria/?lang=pt-br. As OPs selecionadas serão conhecidas no dia 22 de fevereiro de 2016.

Segundo a presidente da Brazil Foundation Patrícia Lobaccaro, o processo de seleção envolve “Organizações Mentoras”, a exemplo do Instituto Pólen. “Elas têm a missão de identificar líderes regionais que promovem ações ou atividades com impacto social em diversas áreas. A ideia de financiar iniciativas ainda não formalizadas surge para aproveitar a sabedoria e o conhecimento da nossa rede de parceiros em seus respectivos territórios e áreas de atuação. Assim conseguiremos democratizar o acesso a recursos, incentivando a inovação e descoberta de novas tecnologias sociais”, destacou a presidente. A Brazil Foundation foi criada há 15 anos e já arrecadou US$ 35 milhões que foram investidos em 950 projetos de 440 organizações sociais em todo Brasil.

De acordo com o presidente do Instituto Pólen Charles Siqueira, as propostas serão avaliadas por uma banca composta de líderes das organizações madrinhas e da Brazil Foundation. Aquelas selecionadas terão acesso ao financiamento solicitado, limitado a R$ 5.000,00 por cada inciativa. “Em nossa região deverão ser apoiadas não menos de 40 e não mais de 80 projetos nesta primeira edição. Após a fase de desenvolvimento dos projetos, 3 iniciativas serão premiadas por voto popular. Terão acesso à Rede de Lideranças da Brazil Foundation, participando dos workshops de treinamento e ganharão uma viagem para Nova York ou Miami, junto com um representante da Organização Madrinha, para compartilhar experiências e receber a premiação durante o Jantar de Gala da Brazil Foundation”, concluiu Charles Siqueira.

Related Posts

1 comentário

Rene Góes 20 de novembro de 2015 - 14:45

Não consigo enviar a minha inscrição, como faço?

Responder

Deixe um comentário