Cadeiras vazias na audiência pública sobre implantação do passe livre estudantil em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem2O passe livre para os estudantes de Petrolina, foi tema de audiência pública realizada na Câmara de Vereadores na sessão desta quinta, dia 17. A discussão foi proposta pelo vereador Dr. Pérsio Antunes, PMDB. O que mais impressionou é que apesar do tema ser de grande interesse dos estudantes, o plenário da Casa Plínio Amorim não contou com a presença de nenhum deles.

Estudante mesmo, só os representantes das entidades representativas do segmento como a União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina, União dos Estudantes do Sertão e Diretório Central dos Estudantes da Facape (Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina). Evandro Silva, aluno do IF-Sertão e presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina e vice-presidente da união estadual, destacou a que existe viabilidade para que a maior cidade do sertão pernambucano possa implantar o passe livre estudantil.

“Mais de 40 mil estudantes que serão beneficiados. Jaboatão dos Guararapes foi a primeira cidade de Pernambuco a instituir o passe livre. Caruaru já caminha para isso. Somos a quinta economia do estado, pagamos a passagem mais cara do Brasil. O passe livre vai garantir o pleno acesso do estudante à escola”, disse Evandro.

O estudante ainda comentou que a audiência era um marco histórico em Petrolina, pois o passe livre sempre foi uma bandeira do movimento estudantil. Evandro ainda se declarou surpreso por partir de Dr. Pérsio a iniciativa de apresentar o projeto. “Não vou mentir, mas não esperava que partisse do senhor Dr pérsio essa iniciativa, mas o senhor nos procurou e se empenhou em puxar esse debate e precisamos construir a viabilidade do projeto”, argumentou o líder estudantil.

imagem

Ainda estiveram presentes na discussão alguns vereadores, o secretário municipal de Educação, Coronel Heitor Leite; o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro; a gerente regional de Ensino, Anete Ferraz; representante dos empresários pelo Setranvasf, o advogado Jacely Sá; o deputado estadual Odacy Amorim (PT), representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco que se propôs a intermediar a discussão juntos com os outros deputados da região, para que o governo do estado possa apoiar o passe livre em Petrolina, já que alunos da rede estadual, também serão beneficiados. 

imagem

“Na nossa época como prefeito, abrimos mão da taxa de gerenciamento do transporte coletivo para implantar uma passagem diferenciada. Portanto, quero me colocar como porta voz dos alunos para defender as demandas e numa discussão conjunta. Ê um debate sereno e me coloco à disposição do secretário Heitor Leite e da GRE para esse debate”, assinalou Odacy.

O diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, frisou que o órgão tem trabalhado para melhorar a frota. “Nosso sonho é tirar as pessoa do carro particular para o transporte público e no que depender da gente, vamos apoiar, mas não cabe só mim, passa por outras secretarias municipais. Valgueiro frisou que é importante chamar o governador para essa discussão.

“São 7905 estudantes que utilizam o sistema de transporte público de Petrolina. Temos que levar o debate para o governador Paulo Câmara”, reforçou. Anete Ferraz, da GRE que estava como representante do governo estadual. “O acesso à educação também passa por transporte escolar. A gente vem aqui para somar. Cada um garantindo a sua parte. Vamos construir a proposta junto com o município e a Câmara”, afirmou Anete.

O Coronel Leite adiantou que a administração municipal já vem debatendo o passe livre e é um ema que não é estranho. “Já discutimos com os estudantes desde 2013 sobre o passe livre estudantil. Não é uma discussão fácil, Os recursos do Fundeb não podem pagar o transporte escolar, mas isso não nos afasta da busca da solução”, revelou o secretário.

O autor do projeto fez sua defesa da matéria e espera sua aprovação. “E justo o passe livre dos estudantes. E uma oportunidade para quem tem nessa despesa um grande obstáculo para continuar os estudos. Torço para uma sensibilidade dos nossos colegas de Câmara e dos governos municipal e estadual para que possamos conquistar o passe livre para os estudantes petrolinenses”, ressaltou o vereador Pérsio Antunes.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário