Caixas de leite podem ser reaproveitadas para plantio de mudas

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemSabe aquelas caixas de leite longa vida que quando vazias normalmente vão parar no lixo e se constituir em um sério problema ambiental por serem de difícil biodegradação? Pois é, com criatividade elas podem se transformar em um importante elemento aliado da natureza. É o que destaca o ambientalista e membro do setor de Educação Ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Vitório Rodrigues, que reaproveita as embalagens no plantio de mudas. A experiência pode ser constatada no Viveiro Municipal, que funciona nas dependências da escola Miguel Arraes, no bairro Henrique Leite. Com essa atitude, as caixinhas são reutilizadas por um período entre 8 e 12 meses a mais, tendo como resultado as plantas que nelas são produzidas e a quebra de resistência antes de manda-las de volta para a natureza, considerando que além de ser de difícil degradação, também é de difícil reciclagem.

“A composição desse tipo de caixa é feita de material como alumínio e polietileno. O processo de decomposição é lento e pode degradar o meio ambiente. Quando utilizamos para o plantio, já conseguimos diminuir esse impacto”, explica o ambientalista. 

Cerca de duas mil mudas de espécies nativas e adaptáveis à nossa região que estão no viveiro, já estão dentro de caixinhas de leite. Vitório Rodrigues enfatiza que toda a população pode ajudar no processo. “Quem quiser nos doar caixas de leite basta juntar e entrar em contato para que a gente possa articular como vai fazer a coleta. O mais importante é a pessoa saber que vai contribuir para a diminuição de um impacto ambiental”.

Para o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro, atitudes simples como essa são indispensáveis para o desenvolvimento sustentável. “A conservação do meio ambiente depende de atitudes da sociedade, de cada um no seu dia a dia. É preciso que todos se conscientizem a cerca disso e auxiliem os órgãos ambientais a diminuírem a degradação do meio ambiente”, pontua.

Texto: Assessoria de Comunicação AMMA por Roseanne Albuquerque

Fotos: Vitório Rodrigues (arquivo pessoal)

Related Posts

Deixe um comentário