Câmara Municipal de Juazeiro foi palco de palestra sobre a prevenção do câncer de mama

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imgemFoi realizada na última sexta-feira (12), no auditório da Câmara Municipal de Juazeiro-BA, uma audiência pública que discutiu sobre o câncer de mama. O evento, promovido pela vereadora Valdeci Alves (PV), faz parte da Semana Municipal da luta contra o câncer de mama. Com as presenças do diretor do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo, Adriano Carlos Bonafin, o ex-presidente da Casa Aprígio Duarte Filho, Herbet Mouze – representando o Lions Clube, a diretoria do Rotary Club de Juazeiro e vereadores, o evento trouxe informações acerca da prevenção da doença e depoimentos emocionados.

Alves começou a solenidade com um apelo para que as autoridades públicas e os clubes de serviços da cidade ajudem o Instituto Ivete Sangalo a disponibilizar quimioterapia: “Nós queremos que esse tratamento seja feito aqui, em Juazeiro. Vamos encabeçar essa campanha, ajudem a sociedade juazeirense, ajudem as mulheres de Juazeiro para que esse tratamento seja feito aqui, na nossa cidade. Nós, da Comissão de Saúde da Câmara, já fomos até o secretário de saúde, Jorge Solla, e ele nos garantiu que iria implantar um serviço de radioterapia no Hospital Regional de Juazeiro, e até hoje estamos esperando”.

Maria Senhora, paciente e voluntária do Instituto, falou da importância de um tratamento humanizado: “Quando fui fazer minha cirurgia, eu fiz em Barretos. E lá, eu vi um trabalho muito bonito das voluntárias. E eu me propus, quando estivesse boa, fazer esse trabalho de voluntariada aqui, para poder conversar com as mulheres e alertar sobre a importância da prevenção”.

Bonafin fez uma palestra explanando sobre o trabalho realizado pelo Instituto Ivete Sangalo e de como a prevenção pode salvar a vida de muitas mulheres. O médico também cobrou do Poder Público Municipal investimentos e equipamentos médicos para a prevenção e tratamento da doença.

“Há promessas do Governo de fazer um Hospital do Câncer. Há seis anos estou aqui na região e ouço isso, mas até agora não começaram um serviço digno de quimioterapia. Não temos radioterapia, não temos medicina nuclear de boa qualidade. Isso tudo precisa ser feito, precisa ser revisto e investido, não ficar apenas na conversa. Vocês, vereadores, me desculpem, mas é a realidade. Estou mostrando uma insatisfação geral, que o povo lá fora manifesta”, disse Bonafin.

A executiva da Rede Humana, Ana Paula Moreira, fez críticas à falta de investimentos na saúde pública, principalmente, no que se refere ao tratamento do câncer: “Para! Para de tratar essa doença como se fosse bobagem. Para de fazer descaso com as pessoas que vão fazer quimioterapia e precisam enfrentar 500 km de estrada. Para de fechar os olhos, vamos levar isso a sério!”, disse Moreira.

O presidente do Rotary Club de Juazeiro, Wilson Mattos, disse que o repasse do terreno para a construção da nova sede do Instituto Ivete Sangalo terá conclusão ainda esse mês, e que possivelmente a escritura será entregue esta semana.

Alves finalizou a audiência agradecendo a presença de todos e lembrou-se da sua irmã, Valdelice Alves, que faleceu de câncer de mama há cerca de três meses: “Eu perdi um ente querido por causa dessa doença e Deus está me dando forças e eu estou me recuperando. Vamos trabalhar, vamos lutar por essas mulheres”, finalizou.

ASCOM – Vereadora Valdeci Alves (PV)

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário