Camarão é nova aposta da Codevasf para geração de renda no sertão pernambucano

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem1O camarão é a nova aposta da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para geração de renda por famílias do sertão pernambucano. Em parceria com uma empresa privada de criação do marisco, a etapa inicial do projeto, que é de aclimatação do camarão marinho Litopenaeus vannamei na água doce do Rio São Francisco com utilização de larvas oriundas do Ceará e do Rio Grande do Norte, está prestes a ser concluída.

A atividade vem sendo desenvolvida pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, vinculado à 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina. De acordo com o engenheiro de pesca Rozzano Figueiredo, chefe do centro, o objetivo é interiorizar a espécie e tornar a atividade uma alternativa de produção aquícola regional com retorno financeiro em curto prazo, além de criar uma fonte extra de geração de emprego e renda na região.

“Testamos algumas densidades e várias salinidades, o que nos possibilitou verificar a viabilidade econômica do cultivo do camarão em águas interiores com resultados bastante animadores. Esta poderá vir a ser uma alternativa de renda bem interessante para quem for desenvolver a produção aqui no Vale do São Francisco”, frisou Rozzano.

Rozzano Figueiredo representou a 3ª Superintendência Regional da Codevasf na 11ª Fenacam (Feira Nacional do Camarão) em Fortaleza. Com temas de grande alcance para o setor produtivo e palestrantes internacionais, a feira marcou pela ampla troca de experiências entre os especialistas dos diversos países. Segundo o engenheiro de pesca, as discussões ajudarão na ampliação do trabalho de produção do camarão nas águas do São Francisco.

“Os palestrantes internacionais trouxeram suas experiências exitosas e dificuldades. Também foi uma grande oportunidade de fazer contatos pessoais e com empresas envolvidas na criação, comercialização e fornecedores de insumos necessários para o desenvolvimento desta atividade em nossa região. Foi uma experiência bastante proveitosa”, avaliou.

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Fone: (61) 2028 – 4758/4627/4769

E-mail: imprensa@codevasf.gov.br

Gmail: imprensa.codevasf@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/Codevasf

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário