Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmintíase é lançada em Petrolina

imagemNa tarde desta segunda-feira, 26, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Secretaria de Educação do município, realizou a abertura oficial da Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmintíase (verminoses) para escolares entre 5 e 14 anos de 11 escolas da rede pública de ensino do município, totalizando 8.123 alunos.

A campanha, que terá início no dia 7 de julho e segue até 31 de agosto, está voltada para o tratamento dos geo helmintos (parasitas intestinais) e identificação para os casos de hanseníase nesta faixa etária. Durante a campanha os pais assinarão um termo permitindo a medicação para verminoses, bem como informarão em um termo de autoimagem a presença ou não de manchas na pele do filho.

Para o secretário de Educação, Coronel Heitor Leite, a integração das duas pastas é de suma importância para a população. “É motivo de alegria e satisfação participar desta campanha trabalhando de maneira articulada para obtermos resultados exitosos junto a cada aluno e família”, afirmou o gestor.

A gestora da Escola Municipal 21 de Setembro no José e Maria, Alda Marinho, considera que o desenvolvimento da ação no âmbito escolar é uma estratégia bastante eficaz. “É muito importante que nesta campanha estejam integrados família, educação e saúde, pois muitas vezes suspeitamos de algumas doenças em nossos alunos, mas não temos o conhecimento para afirmar ou não, por isso a presença dos profissionais de saúde é de suma importância”, disse.

Durante a campanha os casos positivos para hanseníase serão encaminhados para unidade de Saúde mais próxima de sua residência para dar início ao tratamento imediatamente. “A hanseníase é uma doença a qual todos nós estamos expostos e o município dispõe de equipe para diagnóstico e tratamento gratuito. Levar até a comunidade escolar esta ação possibilita o diagnóstico precoce da doença, o que ocasiona a quebra da transmissão da doença com o início do tratamento”, afirmou a secretária de Saúde de Petrolina Lucia Giesta.

Estiveram presentes também no evento o secretário de Habitação e vereador licenciado, Ednaldo Lima, a representante do Estado, Livramento Figueiredo, profissionais das secretarias e os gestores das escolas.

Ascom PMP

Blog do Banana

Deixe seu comentário