Campanha vai distribuir 3 milhões de camisinhas durante o carnaval em PE

Durante o carnaval de 2012, três milhões de camisinhas serão distribuídas em Pernambuco pela campanha para evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) do Ministério da Saúde. São 500 mil unidades a mais do que no ano passado. Além disso, serão instalados cinco postos para realização de testes gratuitos instantâneos de Aids, um em Olinda e quatro no Recife.

O estado registra todos os anos 1.150 novos casos da doença. Os jovens homossexuais de 15 a 24 anos são os que mais preocupam. “Não é igual para todo mundo. Nesse subgrupo os casos têm aumentado”, explica François Figueiroa, coordenador estadual do Programa DST/Aids do governo de Pernambuco.

Desde 1983, ano em que a doença fez a primeira vítima no estado, mais de 16.400 pessoas foram infectadas pelo vírus HIV – 7.322 morreram. O vírus da Aids não escolhe cor ou sexo e nem vai dar folga no carnaval. A campanha do Ministério da Saúde tem como tema “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua!”.

“A gente não pode esquecer a prevenção. E prevenção significa uso correto e sistemático da camisinha. Em quase 100% dos casos de HIV em Pernambuco o vírus é transmitido através de uma relação sexual sem camisinha”, afirma Figueiroa.

Fonte: G1.com

Deixe seu comentário