Caprino-ovinocultura em Casa Nova BA

Em 2009, foram registradas 9,164 milhões de cabeças de caprinos no país. A Bahia é o Estado com o maior efetivo (30,2%), seguido por Pernambuco (17,9%). Os três principais municípios produtores de caprinos foram Casa Nova e Juazeiro, ambos na Bahia, e Floresta, em Pernambuco.

O efetivo nacional de ovinos mostrou alta de 1,1% (16, 812 milhões de cabeças) em 2009, com o Rio Grande do Sul respondendo por 23,5% do total de animais. O segundo maior produtor foi a Bahia, com 18,0%. Os principais municípios produtores foram Santana do Livramento e Alegrete (ambos no RS) e Casa Nova (BA).

Os dados do IBGE, acima citados, demonstram o potencial econômico de Casa Nova BA na caprino-ovinocultura, mas também nos leva a levantar interrogações, como:

· Somos uns dos maiores produtores de caprinos e ovinos do pais, mas não temos uma cooperativa que, bem instituída, alavancaria a renda dos pequenos e médios produtores casanovenses e agregaria valor econômico aos nossos rebanhos e estimularia a economia local.

· A Secretária Municipal de Agricultura é apenas titular e muito pouco realiza em prol da capacitação dos produtores rurais e desenvolvimento agrário e pecuário, exceção feita a período de 98 a 2000 quando a SMA se uniu ao Banco do Nordeste e trouxe vários cursos de capacitação e apoio aos produtores e foi implantado o projeto Cabra Forte.

· A “Exposição do Bode” pouco acrescenta ao produtor rural e ultimamente vem dando mais interesse a parte festiva do que a parte técnica. A Exposição do Bode de Rachada (com rebanho menor) é muito mais organizada, premia melhor e tem mais qualidade técnica.

· O produtor rural não tem acesso a um Médico Veterinário que a prefeitura deveria disponibilizar aos pequenos agricultores.

· Aos nossos políticos falta visão de progresso, de sustentabilidade. Pouquíssimo se vê prefeitos e vereadores discutirem com seriedade o desenvolvimento pecuário de nossa região.

· Aos produtores rurais falta força comunitária, falta união e entenderem que unidos podem muito mais do que sozinhos.

· Casa Nova BA possui um dos maiores rebanhos de caprino e ovinos do país; mas perdemos muito em qualidade. Há necessidade de buscar junto a órgãos públicos apoio para melhor desenvolvermos nossa caprino-ovinocultura.

· Não temos uma feira de comercialização de animais, tudo é comercializado no terrão próximo ao matadouro sem nenhuma estrutura digna do lugar que ocupa nosso município na caprino – ovinocultura.

Devemos valorizar o que temos de melhor e lutar para o crescimento econômico de nossa Casa Nova; fazermos a nossa parte e cobrar de quem assumiu resposanbilidades, principalmente responsabilidade pública.

Carlos Alves Costa (Carlos do Tigre)

Blog do Banana

Deixe seu comentário