CAPS – Álcool e outras drogas de Petrolina realizou manhã de carnaval na unidade

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

iimagemCom muito frevo e em ritmo das antigas marchinhas de carnaval, pacientes do Centro de Atenção Psicossocial de Petrolina- Álcool e outras drogas (CAPS-AD) realizaram uma manhã carnavalesca na unidade de saúde mental, neste período de carnaval. A proposta da equipe foi conscientizar os usuários de que carnaval e alegria não precisam estar associados ao álcool ou ao uso de qualquer substancia psicoativa.

A festa aconteceu sob entusiasmo e agitação, a equipe da unidade, com muitas cores, mascaras e serpentinas, acolheu a cada usuário com um café da manhã nutritivo e a base de frutas.

A coordenadora do serviço, Lorena, Alves, deu as boas vindas a cada usuário (a) no hall de acesso a unidade e ao som dos antigos carnavais os mesmos puderam dançar, brincar e compartilhar memórias da festa momesca.

“Momentos lúdicos e de animação são terapêuticos para que os nossos usuários elaborem novas formas de diversão no carnaval sem o uso de álcool e outras drogas. As interações com a equipe e as dinâmicas em grupo reforçam a autoestima deles”, explicou Lorena.

Usuário da unidade de saúde mental, Luciano Santos é agricultor e se orgulha ao lembrar que desde que chegou a unidade não fez mais uso do álcool e dos cigarros. “Não dependo mais de drogas para viver feliz, hoje em nossa festa sabemos cada vez mais que é possível brincar e se divertir entre amigos e sem bebidas alcoólicas”, concluiu.

Francisca Marcos é aposentada e disse que não costuma dançar em festas, mas reafirmou que estar junto a uma equipe empenhada para vencer traz uma alegria que contagia. “Festa bonita onde todos dançam e brincam, vejo meus amigos rindo e se divertindo, isso me faz muito bem” disse a senhora.

ASCOM-Saúde

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário