CAPS de Petrolina investe em atividade física para melhorar a vida de pacientes

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imageCom o intuito de melhorar o estado psicológico e físico dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, a equipe de profissionais inseriu novas atividades à rotina dos usuários, a exemplo da realização diária de atividades físicas e lúdicas ministradas pelo educador físico Wilson de Castro Vanzo.

“Os medicamentos controlados podem colaborar para o aumento do peso, dessa forma a realização dos mais variados tipos de atividades físicas acarreta benefícios corporal e psicológico. Nosso intuito é aumentar a capacidade física, gerando melhorias na vida social e familiar, além de prevenir doenças futuras”, explica o educador físico, Wilson Vanzo.

A nova rotina foi incorporada deste o último dia 15, e já tem agradado os pacientes. “É muito bom os exercícios que o professor passa, a gente fica mais ativa e tem mais atividades para fazer aqui. Eu gosto muito”, conta entusiasmada, Eliane Alves, 42, paciente do CAPS há um ano.

“Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes, por isso temos desenvolvido estratégias, atividades para integrá-los. Incorporamos à nossa equipe um nutricionista para estabelecer, mensalmente, uma dieta balançada para eles; também estamos criando a nossa horta, que será inaugurada no próximo dia 04 de fevereiro. Tudo isso os faz mais ativos, úteis e felizes”, afirma a psicóloga e coordenadora do CAPS II, Adriana Lira.

Atualmente, o Centro atende mais de 600 usuários entre os pacientes intensivos, semi-intensivos e não intensivos. O Caps II é um serviço de saúde aberto à comunidade para as pessoas que sofrem com transtornos mentais como: psicoses, neuroses graves e demais quadros, que são acompanhadas por assistente social, psicólogo, nutricionista, educador físico, médico psiquiatra, enfermeira entre outros.

Para ser atendido pela equipe do Caps o usuário pode ir até a unidade de saúde do bairro ou ir diretamente ao centro, que fica na Rua do Amarelo, nª 80, Caminho do Sol, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. É necessário levar os seguintes documentos: Cópia da carteira de identidade (certidão de nascimento ou casamento), cópia do CPF e do comprovante de residência.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário