Casal de idosos ultrapassa a casa dos 100 anos de vida com muita vitalidade em Afrânio-PE

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O distrito de Extrema no município de Afrânio-PE vive uma particularidade muito boa e exclusiva na região do sertão de Pernambuco. O casal, que hoje está separado matrimonialmente, vive com muita lucidez no interior do município. O Sr. Constâncio José Teles de 102  anos 4 meses e 3 dias de idade, nascido 19.09.1911, fez questão de falar ao blog da sua felicidade de viver e ter constituído uma família de 10 filhos, sendo uma filha já falecida. “Seu Constâncio” trabalhou 40 anos como vaqueiro, depois se dedicando a pequeno agricultor. Dona Raimunda Vitória de Souza  de 100 anos e 9 dias, nascida em 16.01.1913, vive hoje na residência de seu  filho Teófilo no sítio Arapuá próximo a Extrema e ao Sítio Brilhante.

Seu Constâncio também teve oportunidade de conhecer o coronel Clementino Coelho, seu “Quelê”, e chegou a comprar muita mamona ao ilustre comerciante e político de Petrolina.

Com 17 anos, Ana Micaely de Araújo Teles é última neta e afilhada de seu Constâncio e de dona Raimunda e filha de Teófilo. No momento do batismo  da neta, muitas pessoas falavam que a menina não iria conhecer os padrinhos e avós, uma vez que eles já possuíam mais de 80 anos de idade. A comunidade se enganou e hoje a moça convive diariamente com seus padrinhos de batismo.

O comerciante Luiz  Gonzaga Coelho  da “Construcoelho”, localizada na cidade de Dormentes, é sobrinho do casal e foi o grande articulador da ida do blog até Extrema para produzir essa bela matéria.

Blog do Banana

Related Posts

12 comentários

Maria Verilandia (Nova Ipixuna - Pa) 13 de fevereiro de 2013 - 20:52

Meus parabéns ao casal.
Desde de já, lhe desejo muitos anos de vida.
É tinha que ser ideia de Luiz Gonzaga Coelho o “CIENTISTA DE DORMENTES” para inventar tal situação.
Muitos anos de vida.!!!

Responder
Benicio 3 de fevereiro de 2013 - 7:36

Parabéns Constâncio e D. Raimunda! É motivo para nos alegrarmos, pois sabemos que são poucos os que chegarão ao centenário lúcidos, ainda reproduzindo a nossa história. Jesus os abençoe!

Responder
Isidio José 2 de fevereiro de 2013 - 13:51

Como é lindo ver uma história vivida por mais de um século, com pessoas que apesar do tempo passado continua lúscido contando tudo que viveu igual a um jovem. Parabéns Tios! Que Deus continue protegendo mais um século. Obrigado Blog do Banana.

Responder
GALEGUINHO DE ZEZÃO 29 de janeiro de 2013 - 14:17

QUERO PARABENIZAR ESSES DOIS COLOSSAIS DAS HISTORIA NORDESTINA, QUE APESAR DE TODO SOFRIMENTO DO NOSSO TORRÃO CONSEGUIRÃO COM A PERMIÇÃO DIVINA DRIBLAR AS DIFICUDADES E ALCANÇAR O CENTENÁRIO.
AGRADEÇO A DEUS TODOS OS DIAS POR CONHECER, CONVIVER E APRENDER COM OS DOIS. E A MAIOR LIÇÃO QUE ME PASSARAM FOI, QUE, MAIS INPORTANTE SABER PRA ONDE VOU, É SABER DE ONDE VENHO.
AGRADEÇO A TODOS QUE COLABORARAM DIRETO OU INDIRETAMENTE COM A ORGANIZAÇAO DA FESTA DA MINHA VÓ, QUE NA OPURTUNIDADE ESTIVERAM REUNIDOS FAMILIARES AMIGOS LIDERES POLITICOS E MPRESARIOS DA REGIÃO. COMO O SOBRINHO E AMIGO DA FAMILIA GONZAGA DE DORMENTES QUE ADIOU SEUS COMPROMISSOS PARA SE FAZER PRESENTE E HOMENAGIAR OS DOIS. OBRIGADÃO !!!
A PREFEITA DO MUNICIPIO DE AFRANIO LUCIA MARIANO, DEPUTADO ADALBERTO CAVALCANTI E VEREADORES. TAMBEM FORAM PRESTIGIAR ESSE FEITO HISTORICO.

PARABENIZO OS DOIS PELO CENTENARIO
E DESEJO FELICIDADES
DO SEU NETO GALEGUINHO DE ZEZÃO.

(APROPOSITO BANANA SE EU FOSSE VC MUDARIA A PARTE QUE FALA DE ONDE ELA MORA POIS ELA FAZ QUESTÃO DE DIZER QUE MORA NO QUE E DELA. E CUIDADO COM A BEGALA VIU KKKKKKKKKKKKKKABRAÇO BANANA)

Responder
FILHO DE AFRANIO 29 de janeiro de 2013 - 7:48

PARABENS PELA REPORTAGEM SOBRE ESSE CASAL, APENAS CONHEÇO O SEU CONSTANCIO, QUANDO EU ERA MENINO, CONHECI COMPRANDO BOI AO MEU AVO TITO FERREIRA GOMES, NO SITIO FEITURIA MUNICIPIO DE AFRANIO, CERTA VEZ ME ENCONTREI COM O SR. CONSTANCIO EM AFRANIO, ELE NÃO ME CONHECIA, MAS LEMBREI A ELE, SOBRE O MEU AVO NAS COMPRAS DE GADO, AI ELE DISSE VOCE E NETO DE TITO, FOI MEU AMIGO, CONVERSAMOS MUITO, DESEJO A ESSE CASAL MUITOS ANOS DE VIDA, UM ABRAÇO A TODOS FAMILIARES.

PEDRO GOMES DA ROCHA
CONTADOR

Responder
JOÃO CONSTÂCIO TELES (Jóca) 28 de janeiro de 2013 - 20:15

Sou filho deste casal centenário moro distante e é um orgulho não só para mim mas para toda a família, apesar de eu e minha família não ter presenciado a esta data histórica do centenário da minha “Mãe Raimunda Vitória Teles” devido morar-mos distante (No Estado do Pará) mas ficamos muito agradecidos a Deus, aos meus irmãos, parentes, e amigos do casal, em particular ao amigão GONZAGA de Dormentes pela força e a iniciativa junto com a família da aniversariante para realizar algo tão maravilhoso. Parabéns Mamãe! Voce merece. Gonzaga, particularmente o meu muito obrigado de todo o meu coração, e que Deus te abençoe ricamente junto com toda sua família!!!!!!!!!!!!!!!

Responder
Ana Cleide de Araujo Teleas 28 de janeiro de 2013 - 19:59

Relmente, ela mora na casa dela foi um pequeno erro da reportagem,muito pelo contrario todos os filhos estão de parabens; Por cuida desses amores.bjs para toda a familia TELES

Responder
JEOLANDIO 28 de janeiro de 2013 - 15:12

GOSTARIA DE PARABENIZAR, ESTE CASAU, QUE JÁ ULTRAPASSA UM SECULO, COISA RARA A NIVEL DE BRASIL, TAMBEM GOSTARIA DE PARABENIZAR A EQUIPE DO BLOG QUE FEZ A MATERIA E NÃO PODERIA DEIXAR DE PARABENIZAR A MEU GRANDE TIO GOZAGA PELA INICIATIVA BRILHANTE DE ATICULAR A EQUIPE DO BLOG PARA CHEGAR ATÉ ESTE CASAL MARAVILHOSO, PARABENS A TODA FAMILIA SAUDE E PAZ A GENTE CORRE ATRAZ…

JEOLANDIO
VEREADOR DE DRMENTES-PE.

Responder
tiago rodrigues 28 de janeiro de 2013 - 12:26

quero deixar meus parabens para esse casal q são um grande exenplo de vida

Responder
desconhecido 28 de janeiro de 2013 - 7:17

ela mora em sua propria residewncia nao mora com filho,os filhos sinplismente cuidam dela sou neta econheco muito bem.

Responder
Socorro Amorim 27 de janeiro de 2013 - 22:33

Adorei a reportagem. Pessoas simples, trabalhadores da roça, vivendo nesse sertão seco, porém conseguiram ultrapassar os cem anos. É preciso conscientizar os mais jovens sobre a importância de cuidar dos idosos e respeitar seus direitos. Eles fazem parte da memória viva da comunidade.

Responder
Ana Cleide de Araujo Teleas 27 de janeiro de 2013 - 20:27

Quero agradecer a DEUS, por tudo principalmente a essa pessoa GANZAGA; uma pessoa com uma capacidade,real de viver e fazer os outros viver bem e feliz, e por esses momentos q a familia TELES ti agradece de uma forma empa; eu ANA CLEIDE ARAUJO TELES [neta e esposa de JOSE CAVALCANTE FERNANDES] ñ poderia deixa de falar de vc GANZAGA e FAMILIA e claro tambem ao BLOG DO BANANA,q esta transmintido o sentenario, dos meus avós;RAIMUNDA e CONSTÃNCIO TELES.Esses grande tesouros q vc conheceu banana eles são de mais,e por esse motivo q ti dou nota 10.

Responder

Deixe um comentário