Ceape poderá ter autossuficiência energética com instalação de painéis solares

Em reunião com a representante do grupo de investimento da Bélgica, Carine Knapen, na noite dessa segunda-feira (09), o prefeito Julio Lossio e o vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, discutiram a viabilização da instalação de energia solar no Centro Abastecimento de Petrolina (Ceape), como forma de obter economia através da captação de energia luminosa.

De acordo com Carine Knapen, o interesse deste investimento em Petrolina deve-se à grande intensidade de sol que há durante o ano na cidade. “Em contato com pessoas do Governo em Recife e com Domingos Sávio, fui informada que em Petrolina há muitas oportunidades nesse investimento por ter bastante sol, 3 mil horas de sol ao longo do ano”, explicou.

A energia solar apresenta vantagens e desvantagens, como por exemplo, o alto custo para instalação em relação aos outros tipos de energia, porém o retorno do investimento na instalação dos painéis solares é, em médio prazo, cerca de sete anos. Além disso, a energia através dos painéis solares apresenta como vantagem o tempo de vida útil, 20 anos sem necessidade de manutenção.

Instalada no Ceape, os painéis solares irão economizar cerca de 200.000 Kw/h por mês, numa área de 38.000 m². “Nós temos um potencial de energias renováveis muito grande, como a eólica, a solar, o investimento que o município poderá fazer é a instalação dos painéis solares no Ceape, que passará a ser um Centro Administrativo, lugar que podemos pensar em autossuficiência energética e obter um ganho considerável”, declarou o prefeito Julio Lossio.

Texto: Cíntia Sacramento

Fotos: Marcizo Ventura

Blog do Banana

Deixe seu comentário