Centenas de crianças são atendidas através do Programa Guarda Mirim no distrito de Rajada

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Desde que foi criado, a meta do Programa Guarda Mirim era atender crianças de 8 a 12 anos e melhorar seu desempenho na escola, além de propor novos horizontes referentes à cidadania e à própria educação. O Programa, que já atendeu mais de 600 estudantes da rede pública de ensino de Petrolina, continua levando ensinamentos e deixando um rastro de benefícios por onde passa.

O interesse despertado na comunidade como um todo, já chega as mais diversas instituições por parte de gestores e educadores, que encontraram na ação desenvolvida em uma iniciativa da Prefeitura Municipal, mais um estímulo para desenvolver novas potencialidades nas crianças. É o que relata a diretora da Escola Estevão Rodrigues Coelho, Maria Célia Coelho. “Acredito que esse projeto tem somado com nossa escola. Nossa expectativa, assim como os exemplos já vistos em outras localidades, é que ele contribua na melhora da disciplina dos estudantes”, destacou.

Além do trabalho com a disciplina, a equipe de pesquisa e instrução da Secretaria de Segurança Cidadã, composta pela Guarda Municipal, transmite ainda conhecimentos sobre Ordem Unida, Direitos Humanos e Ambiental e Defesa Civil. Ao todo, o programa que mediante a alta demanda já atende crianças de até 13 anos em uma nova roupagem da ação através da atividade itinerante, cumprem carga horária de 20h/aulas.

Completando mais um ciclo, na manhã dessa segunda-feira (16), mais 100 estudantes do distrito de Rajada, há cerca de 80 km da sede de Petrolina, receberam as instruções. Nas últimas semanas, o mesmo número de crianças passaram pelo mesmo aprendizado também na comunidade, na Escola José Cícero da Silva.

Satisfeito por ver os resultados de uma ação duradoura e de olho no futuro, o secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira, acredita que o sucesso do Guarda Mirim tem sido alcançado graças à parceria e união de todos. “Nossa equipe consegue traduzir exatamente o que queremos passar para essas crianças, que ao mesmo tempo se mostram empolgadas com tudo o que os ensinamos”, afirmou.

Principal alvo do Programa, as crianças mantém a empolgação ao ver assuntos não habituais. Para o estudante Paulo Leite, de 11 anos, participar do Guarda Mirim está sendo muito gratificante. “Estou gostando de tudo que eles tem me ensinado, quero muito ser um Guarda Mirim”, frisou.

Após o curso que habilita a ser Guarda Mirim, podendo atuar dentro de sua comunidade com instruções aos demais sobre a Defesa Civil e os cuidados necessários para se viver em uma sociedade harmoniosa, os integrantes receberão certificados, carteirinha e camisas.

Texto: Juciana Cavalcante

Foto: André Nazário

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário