Centro de Saúde é reinaugurado em Curaçá-BA

imageNessa segunda (13), pela tarde, aconteceu a solenidade de inauguração de reforma do Centro de Saúde da cidade de Curaçá. Autoridades, funcionários públicos e comunitários se fizeram presentes no ato de descerramento da placa da inauguração da reforma e troca de mobiliário que o Posto de Saúde da Família – PSF Centro/Centro de Saúde recebeu. O prédio foi construído pela Fundação Nacional de Saúde em 1986 e não passava por reformas há muitos anos.

No início da Solenidade de Inauguração, os profissionais que ali trabalham foram apresentados ao público. Muitos relataram as péssimas condições em que se encontrava o prédio, a exemplo de: rachaduras nas paredes e banheiros precários, infiltrações, portas danificadas, carecendo urgente de reforma. Em virtude disso foi executada essa obra orçada em 55.3289,74, numa parceria com o Ministério da Saúde (Governo Federal). “Nunca teve uma reforma desse porte. Foi uma coisa boa. Com certeza vai nos ajudar bastante porque a gente vai ter uma condição melhor de trabalhar”, avaliou Maria Auxiliadora Alcântara, que trabalha no PSF há mais de 18 anos.

A Solenidade de Inauguração, conduzida pela cerimonialista da Prefeitura, Ângela Cipriano, foi iniciada com a interpretação do ‘Hino do Centenário de Curaçá’, pela cantora Wilca França acompanhada pelo violonista Mirandinha. Após esse momento, as autoridades fizeram o uso da palavra. “Era precária a situação do Prédio, todos sabem disso. Mas além da reforma, conseguimos municiar todo o PSF com equipamentos novos e também montamos um consultório odontológico de primeira linha e já temos até o odontólogo Joaquim Jr. que irá trabalhar com a gente”, falou a Secretária de Saúde, Tamiris Brandão, que, além da presença de Júnior, evidenciou também a do médico cubano Eduardo Ortega, do Programa ‘Mais Médicos’ do Governo Federal, o qual já atende naquele PSF. A Secretária também agradeceu a toda equipe de profissionais que se mobilizou, inclusive no fim de semana, para organizar o Prédio para a inauguração. O vereador Januário Ferreira Brandão falou da sua atuação na Comissão de Saúde da Câmara, como vice-presidente, e de sua postura nas demais comissões. “Eu me insiro em todas no intuito de trabalhar para o povo de Curaçá. Nas comissões eu posso apresentar propostas e discutir, diferente de pessoas que não fazem nada, não discutem saúde, agricultura e apenas querem se promover à custa da população… É um prazer enorme estar aqui nesse momento, pois no Brasil há um problema enorme na saúde enquanto em Curaçá os PSFs estão sendo reformados na Sede e Interior; profissionais de diversas áreas estão sendo contratados. A gente fica feliz”, disse o vereador. “Estamos conseguindo cumprir o que prometemos durante as eleições. Visitei os postos no início da gestão e fiquei envergonhado com a situação horrível. Em vez de criticar, nós fomos atrás dos recursos e está aí. Os profissionais com condições de trabalho. Peço que a equipe de Saúde daqui atenda bem ao povo. Quando a pessoa vem doente, quer carinho, quer ser bem atendida; peço, pelo amor de Deus, que atendam bem ao povo”, pediu o Prefeito, que ainda apoiou as palavras do vereador Januário e anunciou a inauguração do PSF do Bairro Adolfo Viana, em Curaçá, na próxima quarta (15).

Após a solenidade, aconteceu o simbólico desenrolar do laço (com as cores da bandeira do Município) na entrada no Prédio e, em sequência, o descerramento e leitura da placa. Os dois atos foram feitos pela Secretária Tamiris e pelo Prefeito Carlinhos, simultaneamente. Logo após, foi servido lanche e refrigerante aos presentes que puderam acessar às novas estruturas do Centro de Saúde que recebeu diversos móveis e equipamentos novos.

Mais inaugurações de unidades de saúde: http://www.gazzeta.com.br/curaca-cat/

Mais informações a respeito de ações do Governo em Saúde: http://curaca.ba.gov.br/

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Blog do Banana

Deixe seu comentário