Cesar Castro conquista mais uma vaga para o Brasil nos Jogos de Londres

O atleta Cesar Castro, dos saltos ornamentais, conquistou mais uma vaga para o Brasil nos Jogos de Londres. Na teça-feira (21), Castro se classificou em 18º lugar para a semifinal da Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, realizada no Parque Olímpico de Londres. O desempenho garantiu ao país a 149ª vaga na Olimpíada de 2012. Como a vaga é conquistada por país, e não por atleta, ainda não está definido se Castro vai ou não competir nos Jogos.

Faltando pouco mais de 4 meses para a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, no dia 27 de julho, o Brasil conta com 149 atletas classificados em 18 modalidades. O número ainda pode crescer, até 24 de julho, conforme ocorrem os torneios pré-olímpicos.

O vôlei feminino é uma promessa de vagas. Entre os dias 11 e 13 de maio, a seleção feminina de voleibol disputa uma vaga em Londres jogando em casa, no pré-olímpico Sul-Americano em São Carlos. Outra aposta é o tenista Thomas Belucci. Embora sua classificação ainda não tenha sido oficialmente anunciada, sua ida aos Jogos é tida como certa: Belucci é o 38º no ranking mundial. Os 54 melhores se classificam.

Apesar dos possíveis futuros anúncios, pode ser que a delegação brasileira não chegue ao mesmo número alcançado em Pequim, em 2008. Naquela edição, o país levou 277 atletas e disputou 32 modalidades. Foi a maior delegação brasileira já enviada para uma olimpíada.

A queda é parcialmente atribuída ao atletismo, com 7 classificados, contra os 45 de 2008. E à saída da equipe de ginástica rítmica, que não participa dos Jogos pela primeira vez desde 1996. A boa nova é a presença das seleções masculina e feminina de basquete, que não se classificavam juntas desde 1996.

A lista das vagas conquistadas pode ser consultada no site do Comitê Olímpico Brasileiro. Ela ainda não foi atualizada com o acréscimo da vaga de Cesar Castro.

Deixe seu comentário