Codevasf: Aurivalter Cordeiro busca em Brasilia mais recursos para obras de estruturação do submédio São Francisco

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemAurivalter Cordeiro, que comanda a 3º Superintendência Regional – Petrolina-Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), encontra-se em Brasilia, onde juntamente com a presidente, Kênia Marcelino, participou de encontro com os diretores de Revitalização das Bacias Hidrográficas, Inaldo Guerra; de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, Luís Napoleão Casado; de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Marco Aurélio Ayres Diniz; e os superintendentes da Codevasf dos Estados do Maranhão, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

Na oportunidade o superintendente acompanhou a aprovação da emenda ao Projeto de Lei Orçamentária para 2017 no valor de R$ 300 milhões. O recurso, direcionado à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), é voltado a ações de recuperação e preservação da bacia do rio São Francisco.

A proposta segue para deliberação na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) antes ir ao plenário na sessão conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados que aprova o conjunto global de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União para o próximo ano.

A presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, participou de reuniões no Congresso Nacional com o objetivo de assegurar mais recursos de emendas parlamentares no Orçamento Geral da União para que a Companhia possa reforçar as ações em benefício da população ribeirinha das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim.

“São diversas as ações que a Codevasf desenvolve, desde revitalização, passando por desenvolvimento regional com atividades como apicultura, ovinocaprinocultura e piscicultura, até obras estruturantes”, disse Kenia.

A Codevasf, empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional, tem por missão promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.

As ações da Companhia beneficiam uma população de 26,7 milhões de pessoas, em 894 municípios, nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe e no Distrito Federal. A atuação da empresa abrange uma área de 1,09 milhão km² (13% do território nacional); desse total, 48% estão no semiárido.

Na área da agricultura irrigada são 34 projetos públicos de irrigação no Vale do São Francisco sob responsabilidade da Codevasf, alguns deles implantados na década de 70. Em 2015, esses projetos alcançaram 3,5 milhões de toneladas de alimentos produzidas – frutas, em sua maior parte –, faturamento bruto de R$ 2,4 bilhões e 296 mil empregos, entre diretos (118 mil) e indiretos (178 mil).

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário