Codevasf em Juazeiro busca parcerias para enfrentamento da crise hídrica

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

???????????????????????????????O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Alaôr Grangeon de Siqueira, esteve reunido com algumas lideranças políticas e representantes da prefeitura municipal de Sobradinho, com o objetivo de discutir soluções para os problemas enfrentados pelas populações do campo e da cidade, que dependem do rio São Francisco para sobreviver, e que atualmente passam por dificuldades devido à problemas no abastecimento de água para a agricultura, para uso humano e dessedentação animal, em consequência da redução da quantidade do liquido no lago artificial da barragem de Sobradinho.

A comitiva foi formada pelo representante da prefeitura, Luiz Berti San Juan, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Enivalto Alves Lima, o diretor executivo da Empresa Municipal de Saneamento, Água e Esgoto (EMSAE), Alexandre Deles Pereira Medeiros, e pelo vereador Jaques Canturil.

Em audiência, eles solicitaram da superintendência regional da Codevasf, o apoio em algumas ações que possam diminuir os problemas causados pela pouca oferta de água doce, que ficou conhecida como crise hídrica.

A principal preocupação é com o abastecimento de água que é feito através do canal da Serra da Batateira, que leva água para algumas populações no interior do município. Segundo o vereador Jaques Canturil, “75% da população de Sobradinho depende da água que vem deste canal, e é necessário que sejam colocadas estruturas flutuantes de captação, tubulações e feitos canais de aproximação para que o abastecimento melhore, beneficiando a população”.

O vereador afirma que “os agricultores, criadores e os piscicultores da nossa região estão sendo atingidos pela dificuldade no abastecimento de água, e nós viemos à Codevasf para fazermos uma parceria entre os governos municipal e federal em busca de soluções emergenciais para nossa crise”.

O representante da prefeitura, Luiz Berti San Juan, disse que “sabemos da crise financeira pela qual nós, municípios, estados e o país, estamos passando, mas não podemos ficar de braços cruzados, esperando chover para resolver essa situação. Estamos tentando achar alternativas emergenciais para amenizar o problema, e por isso estamos aqui na Codevasf, que é um órgão federal, em busca de ações paliativas para o problema, que melhorem essa situação”.

O superintendente regional, Alaôr Grangeon de Siqueira, explicou aos visitantes que “estamos tentando ajudar a todos os municípios que nos procuraram, como Casa Nova, Sento Sé e outros de nossa área de atuação, mas isso dentro de nossas possibilidades. Temos buscado parcerias também com outros órgãos, como os distritos de irrigação, como se fosse uma força-tarefa de emergência para tentar amenizar os casos mais graves”.

O superintendente lembra que “já fizemos parcerias com um distrito de irrigação, que cedeu uma máquina, e uma prefeitura cedeu o combustível para que fossem feitos trabalhos de escavação de canais de aproximação e outras obras mais simples, que podem ajudar na captação de água”.

Mas o superintendente lembra que, “devido à grande necessidade desses e outros serviços, principalmente nos próprios distritos de irrigação, há um agendamento para o uso das máquinas, dando-se prioridade às necessidades mais urgentes dos próprios perímetro, e isso pode atrasar o atendimento a algumas comunidades”.

Vejam fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157657365019289 

Informe-se sobre as ações da Codevasf ouvindo as notícias de rádio da empresa:

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

E-mail: codevasf.juazeiro@gmail.com

Contato: Assessoria Regional de Comunicação e Promoção Institucional

Fone: (74) 3614-6241/6205

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário