Codevasf recebe Comitê Gestor de Casa Nova (BA) para debater sobre o ‘Água Para Todos’

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

????????A 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf/6ª SR), juntamente com a coordenação regional do Programa Água Para Todos (PAPT), promoveram uma reunião com representantes do Comitê Gestor Municipal (CGM) de Casa Nova-BA. O encontro, que aconteceu no último dia 06, teve como objetivo principal apresentar informações a respeito do PAPT no município, além de discutir os novos rumos do programa para a região.

Pelo CGM vieram representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casa Nova, Bartolomeu de Jesus Souza; a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Aldo João Bernardes; a Igreja Católica, Paulo Sérgio Brito; e representando o governo municipal, a Secretária de Assistência Social, Cristiane Dias Esquibel.

“O Comitê Gestor solicitou esse momento para que a gente tivesse acesso ao processo de como está o Programa Água Para Todos no município, e instigarmos a possibilidade de estarmos buscando soluções para os problemas encontrados. Nós saímos da reunião com o sentimento de agradecimento à equipe da Codevasf, e com conhecimentos necessários e coerentes para passar para população”, disse a Secretária, que sugeriu ainda um trabalho mais contextualizado como forma de alcançar, com mais eficiência, os objetivos do programa.

De acordo com o Coordenador Regional do PAPT, na 6ª SR, Joselito Menezes de Souza, já foram investidos 9,5 milhões de reais, na instalação de 1817 cisternas. Destas, 163 foram instaladas em escolas e postos de saúde do município, beneficiando cerca de dez mil moradores da zona rural. “Sempre temos que levar em consideração a realidade de cada região atendida. Por isso que é importante essa parceria entre os técnicos do programa e o comitê gestor, porque eles estão mais próximos da comunidade e podem fazer essa ponte entre sociedade e governo, tornando o trabalho cada vez mais eficiente”, concluiu Menezes.

O Superintendente Regional da Codevasf, em Juazeiro, Alaor Grangeon de Siqueira, elogiou o interesse dos representantes do CGM de Casa Nova e a atitude de buscar melhorias para a comunidade que representam. “O comitê abrange uma boa parcela da população. Eu vejo com bons olhos sua presença nos municípios atendidos pelo programa. Seria bom se todos os municípios tivessem um comitê gestor bastante envolvido nessa situação, como acontece em Casa Nova”, finalizou o superintendente.

 

O papel dos CGMs

Entre as atribuições dos Comitês Gestores Municipais estão: Auxiliar na seleção das comunidades a serem beneficiadas com cisternas de consumo, de acordo com os critérios estabelecidos para o programa Água Para Todos; ajudar na organização de cursos de gestão de água; manter o controle social sobre as ações locais do PAPT.

Na indicação dos beneficiários os Comitês devem observar as diretrizes do programa: os beneficiários devem ser famílias residentes em áreas rurais, com carência de acesso a água, renda per capita de até R$ 140,00, e inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Aposentados, escolas e postos de saúde também estão entre os beneficiários.

Ascom PAPT/6ª SR

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário