Coleta Seletiva inicia recolhimento de óleo de cozinha em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Em funcionamento há 10 meses em Petrolina, o Programa Municipal de Coleta Seletiva, realizado através da parceria entre a Prefeitura e a Organização Não Governamental (ONG) EcoVale, iniciou mais uma ação para cuidar do meio ambiente. Na última semana, a ONG firmou parceria com uma empresa de cosméticos para reaproveitamento do óleo de frituras (de cozinha).

O trabalho, já em funcionamento, pode ser utilizado por toda população de Petrolina. De acordo com o coordenador do programa, José Rosivaldo de Sousa, por mês, cada família gera um litro de óleo. Considerando essa estimativa, o município dispôs do recolhimento gratuito, que pode ser feito na sede da EcoVale, localizada na rua Cassimiro Gomes, S/N, bairro Caminho do Sol (antigo Colégio Motiva).

“O objetivo é que o óleo recolhido seja reciclado, evitando o contato com o meio ambiente e os prejuízos que ele pode provocar, se descartado de qualquer modo”, alertou José Rosivaldo. De acordo com pesquisadores, cada litro de óleo pode prejudicar até 25 mil litros de água. No solo, o lançamento indevido causa a proliferação de micro-organismos e danos às plantas. Nos ralos, somando-se a restos de lixo, formam uma barreira rígida de sujeira, provocando entupimentos nas instalações e nas redes de coleta de esgoto.

O material recolhido será encaminhado a sede da empresa Aromed Cosméticos, localizada na cidade de Juazeiro do Norte/CE, onde passará por processo de aproveitamento e será transformado em sabão.

EcoVale

O projeto, que ainda cumpre etapa piloto, já atingiu 80% dos condomínios com a implantação da coleta seletiva, além de outros locais como escolas, universidades, empresas e órgãos públicos. Nos últimos meses, já foram recolhidos mais de 140 toneladas de materiais recicláveis. Para mais informações, a Ecovale pode ser contactada através do telefone (87) 3031-8843 ou email: ong.ecovale@hotmail.com.

ASCOM – PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário