Política

Coluna da Folha: Prefeito por 30 dias e um sonho de futuro

A política de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, vivencia um momento muito diferente. A partir da próxima segunda-feira, 28 de julho, o vice-prefeito Ancelmo Gomes (União Brasil) assume interinamente o comando do Executivo municipal por um período de 30 dias, em virtude das férias do prefeito George Duarte (PP). Esta é a primeira vez na história da cidade que um vice-prefeito permanece à frente da administração por um período tão estendido.

O fato ganha contornos ainda mais emblemáticos ao se considerar a trajetória política de Ancelmo Gomes. Ele, que foi candidato a vice-prefeito em 2020 na chapa vitoriosa, chegou a figurar como um potencial adversário de George Duarte em pleitos anteriores. A construção da chapa vitoriosa na última eleição, unindo dois atores que antes estavam em campos opostos, representou um movimento estratégico de forte impacto no cenário político local.

Durante este mês de gestão interina, espera-se que Ancelmo Gomes dê continuidade às ações do governo, participando ativamente das agendas públicas e representando oficialmente o município. A assunção reforça a solidificação da aliança que levou à vitória nas urnas e testará a capacidade de gestão do vice-prefeito em um período de maior visibilidade. O movimento é observado com atenção pelos analistas políticos da região, que veem nele um indicativo da coesão e do alinhamento dentro da atual gestão municipal. Ancelmo sonha em ser o indicado de George para sua sucessão já que ele cumpre o seu segundo mandato.

Mudou de casa

O cenário político de Buenos Aires, na Zona da Mata de Pernambuco, ganhou um novo contorno com a recente movimentação do vice-prefeito Leandro Pereira, o “Léo”. Ele anunciou sua saída do PSD e filiação ao PSDB, em um movimento que também sela seu apoio à pré-candidatura de Gabriel Porto a deputado federal. A entrada de Léo Pereira ao lado de nomes como o vereador Fabinho e o ex-vice-prefeito Rostand, indica uma união de forças que pode ter impacto significativo na representatividade da Mata Norte no pleito de 2026.

Visando o senado

A vereadora do Recife e pré-candidata ao Senado, Jô Cavalcanti (PSOL), esteve no Sertão pernambucano no último fim de semana para fortalecer o diálogo com lideranças locais e ampliar a construção programática de sua candidatura em diferentes regiões do estado. Em Petrolina, Jô se reuniu com a também integrante da corrente Revolução Solidária, Perpetua Rodrigues, além de participar de um encontro com o diretório municipal do PSOL e militantes da sigla. As conversas giraram em torno das demandas regionais e do atual cenário político. Na cidade de Serrita, a vereadora marcou presença na tradicional Missa do Vaqueiro, uma das maiores manifestações culturais do Sertão.

Compartilhe: