Com estudo sobre as relações sociais na fruticultura do Vale, Facape ganha novo doutor em Sociologia

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

FacapeAperfeiçoando seu quadro de docentes, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) acaba de ganhar mais um doutor. Alberto Dias de Moraes, do Colegiado de Administração, apresentou sua tese de doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tornando-se doutor em Sociologia. A tese faz uma análise das relações sociais de troca comercial entre os fruticultores do polo Petrolina/Juazeiro e os agentes dos mercados de frutas frescas.

A investigação empírica da tese se concentrou no Perímetro Senador Nilo Coelho (Petrolina) e no Perímetro Maniçoba (Juazeiro). Segundo o professor Alberto, “o estudo identificou, a partir dos relatos, valiosas oportunidades para a produção de frutas frescas, que estimulam o protagonismo de seus agentes, dadas por características da natureza e da cultura, destacando-se a particularidade do clima, a existência de redes sociais eficientes no acesso aos mercados e ao conhecimento”.

No entanto, também foram identificadas ameaças conjunturais e estruturais à competitividade. “A iminência de crises do abastecimento hídrico, por exemplo, contingências climáticas e econômicas, além de custos crescentes e estratégias comerciais de competidores internacionais”, explicou o professor no resumo de sua tese.

Intitulada ‘Entre a incerteza e a confiança: mercados e relações sociais de troca comercial dos fruticultores no polo Petrolina-PE/Juazeiro-BA’, a tese completa já está disponível na biblioteca da Facape. O doutorado teve a duração de quatro anos e meio, ancorando-se teoricamente na sociologia econômica para explicar o funcionamento desse mercado, cuja coordenação, para além dos preços, é dada por múltiplos fatores, de acordo com suas conclusões.

Apoio

Para o professor, o incentivo da Facape foi fundamental para a conclusão do curso, que requer uma dedicação integral, sendo evidentes os benefícios que traz aos discentes da Facape e aos empreendedores da região.

“Com a conclusão desse doutorado, a Facape agora começa a colher os melhores frutos de seu programa de qualificação de docentes, preparando-se adequadamente para o enorme desafio que se apresenta nas áreas de ensino e de pesquisa, cuja solução se reveste de fundamental importância para a contínua prosperidade do Vale do São Francisco e de sua gente”, ressaltou Alberto.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário