Comitê de combate ao Aedes Aegypti apresenta plano de ação para combater o mosquito

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Sem títuloO Aedes Aegypti vem sendo considerado um grande problema para saúde pública de Pernambuco e Petrolina. Na manhã desta quarta (02), a Secretária de Saúde Lúcia Giesta convocou a imprensa local para pedir apoio na divulgação e conscientização sobre a companha implementada pela Prefeitura de Petrolina ao Aedes Aegypti. Serão envolvidas 03 secretárias, secretária de Ordem Pública, Secretária de Infraestrutura e Secretária de Saúde que vai coordenar toda a campanha. Dentro das ações vão desde as panfletagem até a limpeza

Nesse momento a preocupação é com o aumento do número de casos de microcefalia no Estado de Pernambuco, que lidera o ranking nacional de crianças que nascem com o crânio de tamanho menor que o normal. Esta preocupação levou a Secretaria de Saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a anunciar a realização de uma força tarefa de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que assim como o vírus da dengue e do chikungunya, também é o transmissor da Zica.

Em entrevista coletiva, a secretária Lúcia Giesta informou que esta epidemia é um grande problema de saúde pública que desafia a todos e que requer uma participação efetiva da população, uma vez que 82% dos focos do mosquito Aedes Aegypti estão relacionados ao armazenamento de água. ”A gente precisa de uma ação muito mais da população do que do setor público”, alertou.

Nos próximos 180 dias a PMP vai intensificar várias ações na cidade com objetivo de eliminar os possíveis focos do evento e conscientizar a população sobre ações simples, como fechar as portas e janelas de suas casas no final da tarde ou providenciar a colocação de telas. Petrolina está em situação de emergência durante a vigência 180 para agilização dos processos de licitações, para a compra de insumos que serão utilizados nas ações de combate ao Aedes Aegypti, responsável pela infestação de viroses da Dengue, Chikungunya e o Zica.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário