Comitê Municipal de Prevenção a Acidentes de Motos realiza ação nesta quinta-feira (26) em pontos da cidade

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Juazeiro/BA participará da ação com representantes panfletando da CMTT em dois pontos da cidade

Nesta quinta-feira (26) o Comitê de Prevenção a Acidentes de Motos (CPAM) realizará uma grande ação de conscientização dos motociclistas devido aos altos índices de acidentes envolvendo esta categoria de condutores. O comitê é composto por representantes da Prefeitura Municipal através das Secretarias de Saúde, Educação, Segurança Cidadã com a Guarda Municipal, Empresa Petrolinense de Transito e Transportes Coletivos (EPTTC), Hospital de Traumas e Urgências (HUT), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Exército e Ministério Público de Pernambuco.

De acordo com informações dos órgãos envolvidos no atendimento e registro a acidentes de motos, como SAMU, HUT e Polícia Militar, são registrados em Petrolina cerca de 200 casos de acidentes a cada mês, na maioria dos casos por imprudência do motociclista. Petrolina registra hoje uma frota com cerca de 44.625 mil motos, e estudos realizados desde 2009, pelo neurocirurgião José Carlos Moura do HUT, apontam que 45% dos casos de acidentes que chegam ao HUT envolvem motos e que 89% dos condutores são homens.

O Comitê foi criado com o objetivo de sensibilizar os formuladores de políticas, as instituições envolvidas e a comunidade sobre a situação dos acidentes de moto, seus efeitos sociais e de saúde e as formas de evitá-los.

Durante a ação os motociclistas serão orientados e advertidos quanto aos perigos de não respeitarem as regras de trânsito. “Estaremos convidando os condutores de motocicletas a assistirem vídeos com estatísticas e alguns flagrantes de acidentes para que os mesmo sejam sensibilizados a terem mais cautela no trânsito”, expôs o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro. Os distritos também serão contemplados com ações programadas do comitê para palestras junto às comunidades e as associações de moradores.

Neste encontro ficou definido os locais onde acontecerão as ações simultâneas e foi anunciada a participação da cidade vizinha Juazeiro/BA, que deverá realizar uma ação paralela e dois pontos da cidade baiana. O representante da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes de (CMTT) de Juazeiro, Marcos Cardoso reconhece a importância do comitê e sugere que as cidades ajam em conjunto. “É muito difícil mudar a cultura das pessoas e no trânsito é ainda mais complicado. Mas acredito que uma ação conjunta possa trazer benefícios para as duas cidades que dividem os condutores”, salientou.

Segundo informações do Comitê, está sendo acrescentado na grade curricular das escolas do município o conteúdo sobre o trânsito distribuídas nas diversas disciplinas e que no próximo ano serão trabalhados nos quatro bimestres letivos nas turmas de Ensino Fundamental I e II.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário